Hemominas convoca doadores de sangue O negativo

20/07/2021 | Minas Gerais, Saúde

O tipo O negativo é o sangue mais utilizado no atendimento de casos de urgências –  Foto: Divulgação/ Adair Gomez/ Agência Minas

 

 

A Fundação Hemominas pede aos doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos, em especial os do tipo O negativo, a comparecerem o quanto antes em suas unidades para realizar a doação.

 

Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar seu sangue para pacientes de todos os tipos sanguíneos. Por causa disso, o tipo O negativo é o sangue mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.

 

Como e onde doar

 

A doação pode ser feita em Belo Horizonte, Betim, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Manhuçu, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagoas, São João del Rei, Uberaba e Uberlândia. Os agendamentos podem ser realizados on-line ou pelo aplicativo MG App – Cidadão.

 

O Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna, faz o transporte de itaunenses que queiram doar sangue. Para agendar, é necessário ligar no telefone (37) 3249-5319 ou ir presencialmente à Agência Transfusional, que fica no Hospital, na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves, 1.902, Centro. O ônibus sai do Hospital todas as sextas-feiras, às 7 horas da manhã.

Requisitos

 

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, e apresentar documento original e oficial com foto.

 

Candidatos à doação de sangue que foram infectados por coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.

 

Pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são consideradas inaptas pelo período de 14 dias.

 

Devido à pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.

 

Vacinas

 

A vacinação contra a Covid-19 também impacta o comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende do imunizante recebido. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

  • Coronovac / Sinovac: 48h
  • AstraZeneca / Fiocruz: 7 dias
  • Pfizer / BioNTech: 7 dias
  • Janssen-Cilag: 7 dias
  • Sputnik V: 7 dias
  • Covaxin / Bharat Biotech: 48h
  • Moderna: 7 dias

 

No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48h após aplicada a imunização. No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.

 

 

Veja também