Histórico: Zebra japonesa derruba a tetracampeã Alemanha

23/11/2022 | Brasil, Esportes, Mundo

Doan marcou o primeiro gol do Japão diante da Alemanha – Foto INA FASSBENDER / AFP

 

 

Em jogo marcado por muita tensão antes do apito inicial, o Japão venceu a Alemanha por 2 a 1, de virada, a segunda “zebra” desta Copa do Catar – a primeira foi a vitória dos sauditas diante da Argentina também por 2 a 1. O jogo foi válido pelo Grupo E do Mundial do Catar. Em campo, Gundogan, abriu o placar para os alemães, e Doan e Asano anotam os gols da vitória dos Samurais Azuis no Khalifa Stadium. Antes de a bola rolar, porém, protestos silenciosos.

 

Na perfilação para a foto oficial, os jogadores alemães taparam a boca, um gesto claro de protesto contra a proibição da Fifa pelo uso da braçada de capitão com os dizeres ‘One Love’ (um amor), em favor da inclusão e contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+. Diante da polêmica, a Federação Dinamarquesa de Futebol afirmou, momentos após, que estuda se desfiliar da Fifa. A Bélgica foi proibida também de usar uma camiseta com a inscrição “Love” (“Amor”, em inglês).

 

O jogo

 

Em campo, muita movimentação dos dois lados. Quem logo deu as caras e tentou abrir o placar foi o Japão. Pela ponta direita, depois de roubar bola no meio de campo. Ito cruza rasteiro para a área, e Maeda empurra para o gol. O gol, porém, acabou anulado pelo juiz por impedimento.

 

 

Se encontrando no jogo, os alemães enfim abriram o placar. Aos 32 minutos, Gouda derrubou Raum na área. Gundogan, de pênalti, converteu para o fundo das redes. Foi sexta a penalidade cobrada na Copa do Catar. Até aqui, apenas Robert Lewandowski, da Polônia, perdeu a cobrança na partida diante do México. Ochoa pegou, goleiro mexicano, pegou.

 

Ao fim do primeiro tempo, outro gol anulado. Desta vez para a Alemanha. Já nos acréscimos, após sobra na pequena área, Gnabry toca para o meio e Havertz empurra para o gol. Impedimento também foi marcado no lance.

 

Após o intervalo

 

No segundo tempo, novamente, as duas seleções se apresentaram muito ao ataque. Um dos gols increditavelmente perdidos pela Alemanha contou com uma grande atuação de Gouda. Aos 25 minutos, o goleiro japonês defendeu nada mais nada menos que quatro chutes contra sua meta no mesmo lance.

 

 

E, após o sufoco, o Japão responde com bolas no fundo da rede. Minamino arrisca chute direto ao gol, mas é Doan aproveita rebote na área e chuta no alto, sem defesa para Neuer. Empate do japão.

 

Os Samurais Azuis crescem no jogo. E ampliam minutos depois. Aos 37 da etapa final, Asano recebe na entrada da área, e, frente a frente com Noer, chuta para o gol. É a virada do Japão.

 

 

 

 

Veja também