NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 25 de junho de 2021

homem tenta invadir nsa

 

Dois homens tentaram invadir com um carro a entrada principal da sede da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês), na base de Fort Meade, em Maryland, nesta segunda-feira (30). Um policial atirou e matou um dos homens. O outro ficou ferido, de acordo com a agência Reuters.

A agência foi alvo de acusações de espionagem apíos um esquema de vigilância sistemática ter sido revelado pelo ex-analista Edward Snowden em 2013. Além da sede da NSA, a base de Fort Meade abriga 95 unidades de diferentes departamentos de defesa, segundo o exército americano. Cerca de 11 mil militares e 29 mil civis trabalham lá.

“A equipe de segurança da NSA impediu que eles tivessem acesso à instalação”, afirma o comunicado da agência de segurança. “O incidente foi contido e está sob investigação”, diz o comandante Brian Foley, segundo a nota.

O motivo é incerto, mas o incidente não é relacionado a terrorismo, disseram as autoridades à Reuters. Uma autoridade federal disse à agência que o incidente pareceu ser um crime local.

As redes de TV locais mostram imagens de dois carros danificados perto de um portão. Equipes de resgate foram vistas socorrendo um homem ferido. O incidente ocorreu perto de um dos portões da agência, longe dos prédios principais. A rede “NBC”, citando fontes, disse que os homens estavam vestidos de mulheres e que drogas foram encontradas no veículo.

O vice-secretário da Imprensa da Casa Branca, Eric Schultz, disse: “O presidente foi informado sobre o incidente desta manhã na Agência Nacional de Segurança e vai ser atualizado como apropriado”.