Hospital comunica volta dos atendimentos e que reforçará segurança

23/07/2022 | Itaúna

Inicialmente será reforçado o sistema de circuito interno de câmeras – Foto Santana FM

 

 

Suspensos desde a agressão contra plantonistas no domingo, o atendimento a casos de menor urgência e gravidade foi retomado nesta quarta-feira, 20/07.

 

Em nota, o Hospital informou nesta quinta-feira 21/7, que apos reunião, a direção administrativa fez um panorama da questão da segurança diante das circunstancias que vem ocorrendo, como o caso de agressão no último final de semana, onde médicos sofreram agressão de uma familiar de paciente.

 

“Avaliado isso, no momento os fluxos de segurança no HMG estão sendo revistos”.

 

Inicialmente será reforçado o sistema de circuito interno de câmeras, com mais 64 unidades que serão instaladas.

 

“O melhor caminho é a conscientização de todos, o usuário que vem ao hospital deve ter ciência que será devidamente medicado da melhor forma possível e violência como a ocorrida a profissionais de saúde só prejudica o atendimento e o transcorrer dos trabalhos. Episódios como o do fim de semana podem não resolver nenhuma situação, pelo contrário podem comprometer os trabalhos gerando até a paralisação do atendimento” alerta a instituição.

 

A agressão

 

A PM foi acionada no Hospital Manoel Gonçalves na madrugada de domingo 17/7, para registrar boletim de ocorrência, em razão de agressões de uma mulher, de 36 anos contra médicos plantonistas de 29 e 39 anos.

 

De acordo com as informações, o filho dela estava em atendimento, quando ela se revoltou e invadiu o descanso médico e passou a agredir dois cirurgiões que estavam de plantão.

 

Segundo os médicos, o paciente teria de ser atendido por um Clínico Geral para somente depois, caso fosse necessário, ser atendido por um cirurgião.

 

Entretanto, a mãe do paciente não teria aceitado essa situação e se dirigiu ao alojamento dos médicos exigindo que o filho fosse imediatamente atendido por um cirurgião e começou uma discussão.

 

Segundo relatado por um dos plantonistas à Polícia Militar, a autora desferiu tapas e com um sapato, agrediu a vítima. Na sequência, para tentar conter a mulher, a segunda vítima segurou a autora pelas costas, mas esta se soltou e o agrediu com unhadas e tapas.

 

A mulher não sofreu nenhum tipo de lesão, de acordo com o B.O, embora alegue que tenha sido agredida pelos médicos e apenas se defendeu.

 

Pedido de desculpas

 

O Hospital Manoel Gonçalves, emitiu uma nota após a agressão a dois plantonistas na madrugada deste domingo 17/07. Os atendimentos da instituição foram interrompidos por causa do ocorrido.

 

A mulher foi se desculpar nesta segunda-feira.

 

“Hoje, pela manhã, a acompanhante procurou a Provedoria se retratando sobre o ocorrido. Por entender o ocorrido como um caso isolado, o pedido de desculpas foi aceito e o caso foi encerrado, com o desejo de pronto restabelecimento do paciente.” informou a assessoria

 

Segundo o Hospital,” a acompanhante desrespeitando os fluxos de trabalhos internos da Instituição, exigiu que o atendimento fosse realizado conforme a sua vontade. Como não foi atendida e, por já ter trabalhado no Prédio do Hospital através de uma empresa terceirizada conhecia o local onde os médicos ficavam. A acompanhante dirigiu-se até o local e começou a agredir os médicos que estavam presentes no momento, conforme consta no Boletim de Ocorrência”

 

 

 

Veja também