PROF. LUIZ MASCARENHAS*
Ao entardecer do domingo, dia 18 de dezembro, por volta das 18 horas, aconteceu uma bonita e significativa solenidade no alto do Rosário. A Paróquia Sant’ana de Itaúna, juntamente com a Prefeitura Municipal e diversos outros colaboradores entregaram à cidade a Igreja Nossa Senhora do Rosário – do Séc. XVIII- totalmente restaurada.
Após um período de dois anos, os trabalhos de restauro terminaram, tendo sido coordenados pelo Instituto Yara Tupinambá, de Belo Horizonte, contando com a participação de restauradores itaunenses, orientados pela competente equipe do Instituto que leva o nome da renomada artista, de fama internacional, cuja vida e despertar para as artes possui fortes vínculos com a cidade de Itaúna, pois Yara aqui residiu por diversos anos, na famosa “casa do engenheiro”, pois o pai exercia essa função na antiga Rede Mineira de Viação.
O evento, além de numeroso público, contou com presença de destacadas autoridades, como o Exmo. Revmo. Dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis; o Revmo. Pároco de Sant’ana, Pe. Francisco Cota de Oliveira; a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Prof. Maria Virgínia Morais Garcia ( na ocasião representando o Exmo. Sr. Prefeito Municipal Osmando Pereira da Silva); o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal, Francis José Saldanha Franco; o Sr. Dilermando Vitor de Oliveira, representando a Comunidade do Rosário e as Guardas do Congado; a artista Yara Tupinambá ( de notabilidade internacional) e o Dr. José Teobaldo ( presidente do Instituto Yara Tupinambá); além do Dr. Irineu de Carvalho Macedo, vice-reitor da Universidade de Itaúna e o Sr. Guto Aeraphe, representando o futuro Prefeito Neider Moreira; os escritores Vera Silva, Ana Luíza de Freitas e Geraldo Phonteboa, representando a Academia Itaunense de Letras e ainda, em participação especial, diversas Guardas do Congado de Itaúna.
O ato festivo, teve como Mestre de Cerimônia o Sr. Wesley Júnior, do CDE Itaúna e – após a execução do Hino do Município – iniciou-se com discurso do Historiador e Escritor da Academia Itaunense de Letras, Prof. Luiz Mascarenhas, que falou sobre a História da fundação da antiga Capela de Sant’anna ( que remonta o ano de 1735), hoje conhecida como Igreja do Rosário – tendo sido a primeira Igreja Matriz da cidade ( 1841 a 1853) e discorreu sobre a significação do templo que se mistura com a origem da própria cidade de Itaúna.
Em seguida diversas outras autoridades e convidados se pronunciaram, dentre os quais a própria artista Yara Tupinambá que agraciou algumas pessoas de destaque com valiosas gravuras de sua autoria. Pronunciaram-se ainda o Presidente do Instituto Yara Tupinambá, Dr. José Teobaldo; atual Rei Congo Dilemando Vitor de Oliveira ( destacando em sua fala a festa do Reinado em Itaúna e homenageando o Sr. Efraim, grande cidadão militante da Irmandade do Rosário- de saudosa memória); o Sr. Juscelino Prado, da Comissão do restauro; o Revmo. Pe. Francisco Cota de Oliveira – Pároco de Sant’ana e finalizando o ato, o Exmo. Revmo. Sr. Dom José Carlos de Souza Campos.
Após os pronunciamentos, o Sr. Bispo se dirigiu para a porta principal do templo, que tendo recebida a benção ritual, foi solenemente aberta pelo mesmo, acompanhado do Pároco, Pe. Francisco, que fizeram a entrada solene na histórica igreja, acompanhados grande multidão de fiéis. Ato contínuo, desenvolveu-se a Missa Solene, com bênção e aspersão das paredes da igreja e do sacrário, neste reintroduzido o Santíssimo Sacramento logo depois da Sagrada Comunhão. Seguiu-se gostoso café comunitário encerrando de modo fraterno a noite memorável.
A cidade recebeu assim de volta, de modo festivo e solene, o seu maior patrimônio histórico, artístico e cultural e uma vez restaurado, sobem aos céus as preces para que se desenvolva na terra, a partir deste ato, a restauração das famílias e da comunidade itaunense em geral.
“Sois vós também quais pedras vivas, edificados como casa espiritual para serdes um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.” (1 Pedro 2:5).
*Bacharel em Direito / Licenciado em História pela UNIVERSIDADE DE ITAÚNA
Historiador/ Escritor/ 1º Secretário da ACADEMIA ITAUNENSE DE LETRAS/
Autor de “Crônicas Barranqueiras” e coautor de “Essências” e “Olhares Múltiplos”/
Diretor da E.E. “Prof. Gilka Drumond de Faria”
Cidadão Honorário de Itaúna
Paroquiano de Sant’ana