Inadimplência das famílias cai pelo terceiro mês seguido

12/03/2025 | Brasil

Pesquisa da CNC indica que 76,4% das famílias têm dívidas – Foto Tomaz Silva / Agencia Brasil

 

 

O percentual de famílias em inadimplência recuou pelo terceiro mês seguido em fevereiro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta segunda-feira 10/3, pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

Mesmo assim, o estudo mostra que o endividamento voltou a crescer após duas quedas consecutivas, o que pode indicar que as famílias estão optando por fazer uma nova dívida, com condições e prazos mais vantajosos, a fim de pagar as antigas.

 

Em fevereiro, esse percentual chegou a 76,4%, 0,3 ponto percentual acima do registrado em janeiro, e 1,5 ponto percentual abaixo do verificado em fevereiro do ano passado, de 77,9%.

 

As famílias consideradas endividadas são as que têm contas a pagar no cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa, por exemplo.

 

Já a inadimplência, que considera as dívidas em atraso, teve um recuo de 0,5 ponto percentual, chegando a 28,6%. O percentual de famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso também permanece com tendência de queda, indo para 12,3%.

 

*Com  informações da Agência Brasil

 

 

 

 

Veja também