Incêndio destrói área de preservação ambiental

23/05/2016 | Itaúna

Chamas consomem árvores e mato no Parque Serra Verde em Pará de Minas (Foto: Bombeiros/Divulgação)

Incêndio destrói área de preservação ambiental em Pará de Minas

 

 

Um incêndio destruiu cerca de três hectares de mata no Parque Serra Verde, área de preservação ambiental em Pará de Minas. Durante cerca de três horas uma equipe do Corpo de Bombeiros combateu as chamas de forma manual.  A principal hipótese é de que o incêndio tenha sido criminoso. Nenhum suspeito foi preso ainda.

 

De acordo com o sargento José Carlos de Oliveira, do 1º Pelotão dos Bombeiros, o incêndio começou por volta das 13h30 e consumiu uma área de vegetação mista, composta por várias espécies de árvores. Muitos animais foram vistos fugindo das chamas e da fumaça, mas nenhum foi encontrado morto ou ferido pelas chamas.

 

 (Foto: Bombeiros/Divulgação)

incendio para de minas 2A área atingida é classificada como região de preservação ambiental. Nela existem algumas nascentes e cursos d’água, mas ainda não se sabe se esses leitos foram comprometidos pelo fogo. “Como a mata é muito densa, havia muito combustível para o fogo, como vegetação e árvores secas. As chamas foram de grandes proporções e criaram uma situação bastante desagradável e que traz prejuízos à natureza”, pontou o bombeiro.

 

Como a região é de difícil acesso, o caminhão tanque não pôde ser usado no combate. “Combatemos as chamas usando chicotes, abafadores, bombas costais e muito empenho físico”.

 

Seis militares trabalharam no combate às chamas. “Todo o nosso efetivo foi empenhado, fazendo com que fosse impossível atender a outras ocorrências que poderiam ter ocorrido nesse período, como algum acidente grave, por exemplo”.

 

Fogo criminoso
Ainda segundo o sargento, a principal suspeita é de que o fogo tenha sido criminoso – ou seja, iniciado por alguém que tinha o intuito de fazer com que as chamas se propagassem e consumissem a mata. “Não temos imagens gravadas nem testemunhas que possam provar essa teoria, mas tudo indica que as chamas começaram perto de um loteamento”, comentou

 

incendio para de minas 3

Vegetação rasteira foi destruída pelo fogo no Parque Serra Verde (Foto: Bombeiros/Divulgação)

 

 

 

 

Veja também