Instabilidade e pancadas de chuva marcam último fim de semana de janeiro

28/01/2022 | Centro-Oeste

Condições são causadas pela passagem de uma frente fria – Foto: Maria Fernanda Ramos/ Santana FM

 

 

Com a chegada de uma frente fria, o último fim de semana de janeiro no Centro-Oeste de Minas promete ter muitas nuvens, pancadas de chuva e altas temperaturas.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo para perigo potencial de chuvas para as regiões nesta sexta-feira 28/1. O aviso começou a valer às 11h00 e está previsto para terminar às 10h de sábado 29/1.

 

Temperaturas e umidade do ar

 

As características gerais do fim de semana são as pancadas de chuvas e o aumento da nebulosidade.

 

“Apesar de as temperaturas máximas apresentarem tendência de ligeiro declínio, entre 1°C e 2°C, elas devem ficar próximas aos 30ºC”, informou Leandro de Godoi Pinton

 

Quanto às temperaturas mínimas, o professor disse que elas devem seguir estáveis, com valores entre 19ºC e 22ºC. Já a variação esperada para a umidade do ar é de 40% a 100%.

 

Frente fria

 

Uma frente fria se desloca para o litoral da região Sudeste durante este fim de semana e deve provocar a canalização da umidade do ar no Centro-Oeste de Minas.

 

“Esse fluxo de umidade associado ao aquecimento diário tornam a atmosfera instável, o que favorece a ocorrência das pancadas de chuva”, explicou Pinton.

 

Ainda que a chegada do fenômeno tenha sido registrada, o professor informou que não devem ser registradas grandes alterações nas temperaturas.

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 18°C – 32°C

Pará de Minas 17ºC – 32ºC

Divinópolis 17°C – 33ºC

Nova Serrana 18ºC – 32°C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também