Alisson Eustáquio*
Água, enchente, lama, com esse período intenso de chuva nas últimas semanas, alguns pontos da cidade podem precisar de atenção especial. Segundo engenheiros do setor de infraestrutura da Prefeitura Municipal de Itaúna, existem pontos na cidade que podem ser considerados áreas de risco. Além disso, a avenida Jove Soares irá passar por uma grande reforma para ter uma maior captação de água.
Nas últimas semanas a chuva vem causando grandes problemas em algumas regiões de Minas, principalmente na região metropolitana e na capital Belo Horizonte onde inclusive algumas pessoas morreram devido a quantidade de água.
Em Itaúna o Jornalismo Santana FM conversou com uma equipe do setor de Regulação Urbana e Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Itaúna para saber a situação da cidade.
O secretário de Regulação Urbana Paulo de Tarso Nogueira disse que as duas secretarias estão fazendo o monitoramento na cidade.
“Hoje a Regulação Urbana está junto com a secretaria de Infraestrutura, fazendo uma força tarefa para nesse período chuvoso está respondendo por essa pasta da Defesa Civil. O monitoramento está acontecendo pelas duas secretarias que estão dando um apoio nessa parte e todos da prefeitura que vê alguma coisa acontecendo, está procurando resolver”, disse Paulo.
O engenheiro civil do setor de infraestrutura Gláucio Martins relatou quais as áreas de risco hoje em Itaúna.
“Hoje na cidade nós temos algumas áreas que podem ser consideradas áreas de risco. Não que esteja em eminencia de problemas, mas que merece atenção. Uma é a rua São Vicente que a gente precisa dar uma atenção maior pra ela e nós temos algumas áreas na baixada do Rio São João também que precisa ser dada uma atenção maior pra ela, onde o rio transborda. Na Vila Santa Marta e São Judas Tadeu”, conta o engenheiro.
O engenheiro ainda fala sobre o cuidado que se deve ter em construções em períodos chuvosos.
“Nesse período chuvoso uma atenção que a gente tem que ter, é com terraplanagem, porque geralmente é feito o desaterro, você corta no lote e refaz para fazer uma garagem no subsolo e isso pode estar colocando em risco as construções vizinhas. Então é muito importante que os profissionais responsáveis por essas obras estejam olhando essas questões, para não colocar nenhuma obra em risco devido as chuvas”, conta Gláucio.
O secretário ainda reforça os cuidados que a população deve ter para evitar alagamentos nas ruas.
“Os cuidados seriam as pessoas estarem colocando o lixo bem amarrado nas lixeiras, colocando materiais de construção em caçambas de entulho, não deixar na rua porque vão acabar indo para os bueiros e entupir e aí vem os alagamentos. Mas como está sendo feito um serviço muito bem feito da prefeitura quando nós assumimos, nós não estamos tendo muitos casos desses pelo grande trabalho que está sendo feito nessa parte, mas é sempre bom ter a colaboração de todos os munícipes”, disse o secretário.
Paulo de Tarso também explicou que a avenida Jove Soares irá passar por uma reforma para ter uma maior captação de água.
“A respeito das enchentes da Jove Soares, nesse mês de outubro tivemos uma grande notícia que Itaúna foi a única cidade de 134 municípios que apresentou um projeto no formado que foi aprovado, para ter uma grande obra de captação de água. Tomara que nós nunca mais tenhamos problemas na avenida”, conclui Paulo.
Caso aconteça alguma tragédia, enchente ou desabamento, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Itaúna informou que a secretaria de Assistência Social tem recursos para ajudar as pessoas que necessitam de materiais de higiene pessoal, cobertores, entre outros.
*Estagiário supervisionado por Paloma Guimarães