NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 16 de junho de 2021

aeroportos minas projetos

 

 

As cidades mineiras de Divinópolis, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas e Santana do Paraíso têm projetos adiantados para a construção ou reforma de seus aeroportos. O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, disse que o governo já deu andamento para o processo de licenciamento ambiental de 55 aeroportos regionais pelo Brasil. O programa de aviação regional pretende construir ou reformar 270 aeroportos em todo o território nacional.

O programa possui cinco etapas. Os cinco aeroportos citados de Minas Gerais encontram-se no terceiro passo, já tendo sido aprovados no Estudo de Viabilidade Técnica e no Estudo Preliminar. Conseguindo o licenciamento ambiental, normalmente liberado pelo Estado, o próximo estágio será o anteprojeto, que é a elaboração da engenharia do aeroporto. Finalmente, a quarta etapa é o processo de licitação, para finalmente as obras se iniciarem.

Lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012, o programa ainda não apresentou resultados efetivos. Os principais entraves apontados pelo ministro foram a montagem da equipe do Banco do Brasil, grupo que realizou os estudos técnicos do plano e uma série de questões ambientais que travaram sua tramitação. No entanto, a expectativa é de que a partir de mudanças no licenciamento dos aeroportos, o processo será agilizado.