A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) fez um alerta sobre o risco de acidentes fatais no vertedouro do reservatório da Usina Hidrelétrica que fica no Rio Pará, entre Carmo do Cajuru e Divinópolis.
Segundo a companhia, apesar de o lago ter sido construído para a geração de energia, em alguns trechos é possível utilizá-lo para o lazer. Porém, existe uma área de segurança próxima ao vertedouro que não pode ser acessada.
Mesmo assim, no fim de semana, diversas pessoas invadiram o local proibido, correndo risco de segurança.
O gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, explica como as pessoas podem identificar a área proibida no lago da UHE Cajuru.
“A área de segurança da UHE Cajuru, que não pode ser acessada pela população em nenhuma hipótese, é sinalizada por meio de boias e placas. A presença de pessoas não autorizadas pode causar graves acidentes e consiste em invasão, podendo ser comunicada pela segurança da usina às autoridades”.
Ainda segundo Carneiro, pode haver variação súbita do nível do reservatório em função de algum problema mecânico com a unidade geradora, o que resultaria no aumento da vazão vertida sem aviso prévio.
A usina
A UHE Cajuru está instalada no Rio Pará, entre Carmo do Cajuru e Divinópolis. Em operação desde 1959, a usina possui uma unidade geradora e capacidade instalada de 7,2 MW. O reservatório da usina possui a área de 23,27 km².