Perto de completar 40 anos de operação, a usina hidrelétrica de Itaipu bateu o recorde mundial de geração de eletricidade.
A marca dos três bilhões de megawatts-hora, acumulados desde o início da operação, aconteceu à zero hora e 12 minutos desse domingo 10/3.
Essa quantidade de energia seria suficiente para iluminar o mundo todo por 43 dias. Ou, o Brasil, durante 5 anos e 11 meses. Já se essa energia toda fosse direcionada apenas ao estado de São Paulo, por exemplo, daí seriam quase 22 anos de eletricidade.
O diretor-técnico-executivo da Itaipu, Renato Sacramento, explica o que significam esses três bilhões de megawatts gerados pela hidrelétrica, construída em Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
“Essa marca impressionante e sem precendentes consolida a posição da Itaipu como a líder mundial na produção de energia limpa e renovável”.
E, segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, a energia gerada por Itaipu corresponde, sozinha, a 10% do consumo de todo o país. Aliás, significa muito mais, se levar em conta a segurança energética.
“Se faltar energia em alguma parte do país, cair uma torre, somos nós aqui de Foz do Iguaçu que ligamos, aumentamos a carga e entregamos a energia seja onde for”.
A usina hidrelétrica binacional de Itaipu construída em parceria com o Paraguai começou a operar em 5 de maio de 1984.