Itaúna adere ao Programa Minas Consciente

5/08/2020 | Itaúna

 

O Prefeito Neider Moreira anunciou no inicio da tarde desta quarta, 05/08, que Itaúna agora faz parte do programa Minas Consciente do Governo de Minas. O Prefeito afirmou que a microrregião se encaixa na Onda Verde, porém ainda não foi explicado se bares e restaurantes poderão funcionar. Estes estabelecimentos foram proibidos de abrir normalmente por causa de uma ação do Ministério Público.

A onda verde é o nível mais amplo do projeto que orienta as prefeituras na retomada segura das atividades econômicas. Ou seja, ela permite a abertura de maior número de serviços, incluindo academias e cinemas.

 

Ouça a fala do prefeito:

 

Está publicado no Diário Oficial do município a adesão de Itaúna, na qual há o compromisso de manter a observância aos boletins da secretaria da saúde e garantir que as regras sejam cumpridas. Leia na íntegra: https://www.itauna.mg.gov.br/portal/diario-oficial/ver/928

 

Nesta quinta

Mais detalhes sobre a flexibilização e os protocolos a serem seguidos serão divulgados nesta quinta, 06, juntamente  com um novo decreto. Atualmente o Hospital Manoel Gonçalves atende pacientes dos municípios Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema da microrregião.

 

Onda Verde

Na onda verde – mais flexível –   estão autorizados inclusive serviços não essenciais com alto índice de contágio como:

– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo

– Academias e demais atividades de condicionamento físico

– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos

– Parques, zoológicos e jardins

– Clubes

– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê

– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca

– Bares com entretenimento (shows e espetáculos)

– Serviços de colocação de piercings e tatuagens

 

Minas Consciente

O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado.

A proposta, criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.

Neste sentido, o plano agrega dados econômicos, mas, principalmente, dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.

 

 

Veja também