Imagem: Divulgação/O tratamento mais efetivo no combate à febre maculosa é realizado com antibióticos.
Jornalismo Santana FM
A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pelo carrapato-estrela, espécie encontrada com mais facilidade em áreas de mata, por onde circulam cavalos e bois. Mas a preferência do carrapato é pela capivara, encontrada cada vez mais em centros urbanos. Em junho, Itaúna registrou três casos. Os laudos foram liberados no fim de julho, e confirmaram que uma jovem de 20 anos, e dois homens, de 54 e 60 anos, estavam contaminados e faleceram.
A Prefeitura de Itaúna iniciou somente nesta semana combate às infestações do carrapato-estrela. O trabalho de prevenção foi dividido em três ações paralelas. A limpeza e pulverização de carrapaticida em áreas de incidência do artrópode está sendo realizada ao redor do Ginásio Poliesportivo Hélio do Carmo Maciel, no bairro Itaunense. Em breve será levada ao entorno da lagoa que fica no fim da avenida Jove Soares, próximo ao Pio XII, onde há grande número de capivaras, animal que é o principal hospedeiro do vetor da Febre Maculosa.
Além disso, haverá uma campanha educativa, a partir da afixação de cartazes em pontos estratégicos e distribuição de panfletos para orientar a população e divulgação de informações na mídia. Outra medida, é a sinalização dos locais onde possivelmente existem focos, como praças e parques ecológicos.
A prevenção é a única maneira de evitar a contaminação pela Febre Maculosa. Por isso, é importante redobrar os cuidados e evitar áreas de pastagem e matas. Quem frequenta esses lugares deve usar roupas claras, de preferência calças, blusas de mangas compridas e sapatos fechados. Também é recomendado o uso de repelente com icaridina. Em levantamento realizado pelo Jornalismo Santana FM junto à várias farmácias da cidade, foi constatado que o repelente pode ser encontrado pelos valores de R$30 a R$65 reais. Em caso de contato com carrapatos e aparecimento de sintomas como dor de cabeça e no corpo, mal-estar e febre, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, para as providências cabíveis.