As determinações para as cidades passam a valer a partir do próximo sábado 27/02 – Foto Maria Fernanda Santana FM
As microrregiões de Itaúna, Pará de Minas e Formiga regrediram para a Onda Vermelha do “Minas Consciente”. A situação dos municípios foi atualizada nesta quinta-feira (25). A microrregião de Piumhi, que até semana passada estava na Onda Vermelha, fase mais restritiva do programa, avançou para a Onda Amarela.
As determinações para as cidades do Centro-Oeste passam a valer a partir do próximo sábado (27). Nesta quarta (24), o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu por manter a macrorregião Oeste na Onda Amarela por mais uma semana. A macrorregião Oeste está na Onda Amarela faz dez dias.
Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá às Prefeituras de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do “Minas Consciente”.
Macrorregião
A permanência na fase intermediária é válida por uma semana a partir do próximo sábado (27). Nesta terceira fase do Minas Consciente, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas
Orientações após a terceira reformulação do programa – Foto Imprensa MG/Divulgação
Cirurgias eletivas
Sobre a suspensão das cirurgias eletivas para as redes pública e privada (contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde), o governo estadual ressaltou que a decisão não se aplica ao paciente cardíaco ou oncológico de maior gravidade.
A decisão foi tomada para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19.
“A medida tem como objetivo minimizar a sobrecarga no sistema de saúde para o atendimento de pacientes com Covid-19. A ação também vai permitir que a secretaria tenha mobilidade no planejamento estratégico de readequação e redistribuição de pacientes, equipes médicas e equipamentos para regiões em que a incidência da doença está maior”, afirmou o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), João Pinho.
Microrregiões
Vermelha
Micro de Itaúna: Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu, Piracema;
Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha;
Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta;
Amarela
Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade;
Micro de Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste;
Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula;
Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas.
Verde
Nenhuma micro está na Onda Verde, segundo atualização desta semana, feita pelo Estado.
Com o G1