Itaúna estuda aderir à onda roxa; diversos setores podem ser afetados

9/03/2021 | Itaúna

Reunião com todos os secretários de saúde da Região Centro-Oeste vai definir situaçãoFoto Sanni Magalhaes

 

 

Itaúna e outras cidades da região poderão aderir a recém-criada onda roxa do Programa Minas Consciente, que traz entre as regras toque de recolher e lockdown.

 

Segundo a Prefeitura de Itaúna, houve nesta terça 09/03, às 16h, uma reunião com todos os secretários de saúde da Região Centro-Oeste para uma definição sobre a adesão a Onda Roxa.

 

“Novidades no fim do dia ou amanhã pela manhã” afirmou ao Jornalismo da Santana FM.

A motivação seria a alta taxa de ocupação de leitos na região.  Ainda de acordo com o poder executivo, um comunicado oficial sera publicado nesta quarta 10/03

As regras para as cidades que estiverem na onda roxa incluem toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana; a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

 

Nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

 

Responsabilidade

 

A determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 pelo fechamento nas regiões inseridas na onda roxa do plano Minas Consciente tem como objetivo evitar o colapso do sistema de Saúde no estado e garantir que não falte assistência médica a nenhum mineiro.

 

Diferentemente da adesão opcional das prefeituras ao plano nas demais ondas, na fase roxa o caráter impositivo se deve ao risco de saturação e à necessidade de reestabelecer a capacidade de assistência hospitalar nas duas macrorregiões para não comprometer a rede assistencial em todo o estado.

 

Em alguns municípios mineiros já foi necessária a transferência de pacientes para outras regiões, o que afeta o atendimento no estado de uma forma geral.

 

 

O que pode funcionar na Onda Roxa?

 

Nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

 

São considerados serviços essenciais em Minas:

•          Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluídos bares e restaurantes);

•          Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc);

•          Bancos e seguros;

•          Transporte público;

•          Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;

•          Manutenção de equipamentos e veículos;

•          Construção civil;

•          Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);

•          Lavanderias;

•          Imprensa;

•          Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;

•          Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).

 

 

Taxa de ocupação de leitos

 

Desde a última sexta-feira (26/2), o estado apresentou um relevante aumento na taxa de ocupação de leitos.

 

Atualmente, estão cadastrados no SUS fácil, em Minas Gerais, 4.100 leitos de UTI e a taxa de ocupação geral desses leitos é de 71,10%.

 

 

Número de internados aumenta e pacientes são transferidos

 

 

Mais doses da CoronaVac chegam a Minas nesta terça

 

Vacinas: 6º lote chega a regional Centro-Oeste de MG

 

 

Minas tem mais duas mortes de bebês por Covid, e total vai a 13

 

 

 

Aumento de internações por Covid volta a preocupar

Veja também