Luigi Stéfano
Ministério da Saúde publicou no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (20) o edital com cerca de 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos. As vagas, abertas para substituir médicos cubanos, são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil.
A publicação do novo edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio da saída de Cuba do programa, na semana passada. Serão 8.517 vagas; No primeiro edital, todas as vagas serão ofertadas aos médicos (brasileiros e estrangeiros) com registro no CRM do Brasil;
Quando da implantação do programa, em 2013, Itaúna, recebeu a médica Maria de Fátima Silva Elói , natural de Belo horizonte, profissional com mais de 30 anos de formada e que começou a trabalhar no posto de Saúde da Família do Bairro Piedade, atendendo na área de clínica geral , o local estava já há oito meses sem médico. De início a população começou a perceber os resultados com a vinda de uma profissional para o atendimento da população daquele bairro.
Em consulta do Diário oficial da união desta terça (20), não se verifica Itaúna dentre as cidades contempladas com a vida de um ou mais médicos do referido programa, ao passo que cidades de nossa região receberão sendo elas , Carmo do Cajuru (2) , Crucilândia (1), Juatuba (2), Pará de Minas (4) Divinópolis (18), esta última recebendo mais profissionais inclusive que BH que receberá 10 profissionais do programa mais médicos.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde fomos informados que em razão do município de Itaúna possuir uma Faculdade de Medicina e formar novos profissionais todos os anos a cidade tem um quadro satisfatório de médicos que apresentam interesse em trabalhar na atenção primária à saúde. Informa ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna tem feito um trabalho de valorização dos profissionais da cidade, portanto, não está inserida no Programa Mais Médicos desde o começo de 2017, período de renovação das adesões ao Programa junto ao Governo Federal.
As inscrições para o programa foram abertas nesta quarta feira (21) as 8h e vão até as 23h59 de 25 de novembro, e deverão ser feitas pelo site maismedicos.gov.br; No ato de inscrição, o profissional escolherá o município disponível para a atuação.