Acontece a partir do dia 1º de outubro a Semana Municipal de Doação de Leite Materno, data instituída em 2014 pela Câmara dos Vereadores de Itaúna, por meio da lei 4.902. A semana busca sensibilizar as mulheres a serem doadoras de leite e com isso proporcionar saúde e nutrição aos bebês internados, cujas mães não conseguem ou não podem amamentar.
Além do trabalho de captação de doadoras de leite humano a equipe do Posto de Coleta do Hospital presta atendimento para àquelas mães que chegam com dificuldades de amamentação e para as que estão internadas e amamentando, este trabalho inclui orientações para a amamentação, cuidados com a mama e ordenha do leite.
Em 2018 o posto teve uma média de 523 mães atendidas no Posto de Coleta de Leite e 1.100 atendimentos nos outros setores, em relação ao número de partos 2018 teve um total de 1037.
Em 2019, até o mês de agosto, já foram 391 atendimentos no Posto de Coleta e 719 em outros setores, em relação ao número de partos, até o mês de setembro, já aconteceram 756.
“Diante da demanda atual da cidade é necessário intensificar a campanha de incentivo a doação e ampliar o número de doadoras de nosso banco.” – afirma Eliza Rodrigues Técnica de enfermagem do Posto de Coleta.
Para doar, a mulher deverá realizar um cadastro e ter em mãos seu cartão de gestante, após cadastro serão passadas orientações sobre a forma de ordenha, entregue um kit de higienização e agendada a coleta do leite semanalmente no domicílio.
O Posto de Coleta de Leite Humano funciona de segunda à quinta-feira de 07 às 12 horas e de 13 às 17 horas e nas sextas- feira de 07 às 12 horas e de 13 às 16 horas.
É importante frisar que a produção do leite materno depende do esvaziamento da mama, ou seja, quanto mais a mulher amamenta mais leite ela produz. Por meio da doação, os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães tem a chance de receber os benefícios do leite materno e com isso mais saúde e proteção contra infecções, diarreias e alergias.
Todo leite doado é enviado para o Hospital Odete Valadares, onde é analisado e pasteurizado, após este rigoroso processo retorna para o Hospital Manoel Gonçalves e, de acordo com a necessidade, é destinado para os bebês internados.
Este trabalho é realizado pelo Posto de Coleta de Leite Humano, que fica no prédio anexo ao Hospital, a equipe da maternidade fica responsável por orientar e acompanhar as mães e os bebês neste processo de amamentação e havendo necessidade a equipe disponibiliza o leite que está em nosso banco para o bebê internado, garantindo assim a qualidade da alimentação que ele necessita.
Os benefícios do uso do leite materno em relação às fórmulas lácteas são muitos:
É o alimento mais completo e equilibrado, atendendo todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até 6 meses de idade;
Além de nutrir a criança afasta doenças como diarreia, doenças respiratórias (asma, pneumonia, otite), previne obesidade, diabetes, garante um desenvolvimento saudável e previve câncer na infância.