Agora é oficial. Após um imbróglio que durou mais de 100 dias, o Cruzeiro voltará a jogar no Mineirão já na próxima quarta-feira, dia 10, diante do Fluminense, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
A informação foi confirmada tanto pelo Cruzeiro quanto pela Minas Arena, concessionária que administra o Mineirão.
Mesmo que a condição do gramado do Gigante da Pampulha ainda não seja a considerada ideal, já que a grama de inverno acaba de ser replantada no estádio, o clube celeste optou pelo retorno ao Mineirão já de imediato.
A decisão teve que ser tomada em função do prazo de no mínimo cinco dias exigido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para providenciar a alteração no mando de campo de qualquer uma das partidas das competições organizadas pela entidade. Inicialmente a partida estava agendada para o Independência.
Nos jogos que mandou no estádio do Horto, tanto contra Grêmio, pelo Brasileirão, quando diante do Náutico, pela Copa do Brasil, o Cruzeiro contou com mais de 21.500 torcedores empurrando o time.
Com a equipe em boa fase sob o comando do técnico Pepa, a expectativa dos dirigentes celestes é de presença de público próxima a que o clube registrou no ano passado no Gigante da Pampulha durante a disputa da Série B, quando em diversas oportunidades contou com mais de 50 mil torcedores no Mineirão.
Rompimento e ‘intervenção’
Desde que assumiu o Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno fez duras críticas a Minas Arena, não só pela condição do gramado, mas também em função das altas taxas cobradas para a utilização do Mineirão.
Já no início desta temporada, Ronaldo cravou que o clube não jogaria no estádio caso não fosse encontrada uma solução.
Entre outras questões, o Cruzeiro pretendia ter participação também em percentuais na venda de ingressos e exploração comercial de setores como os bares e o estacionamento do Mineirão. Inicialmente, a concessionária, que tem contrato em vigor para administrar o estádio até 2037, não aceitava atender as ‘reivindicações’ celestes.
E foi somente após a intervenção do governo de Minas que as partes chegaram a um acordo, anunciado na última semana.
A última partida do Cruzeiro do Cruzeiro no Mineirão foi diante do CSA, em 6 de novembro do ano passado, na última rodada da Série B do Brasileiro (vitória de 3 a 2), quando o time ergueu a taça de campeão e fez a festa com a China Azul.