Juros do consignado do INSS caem

19/08/2023 | Brasil

Essa redução foi possível por causa do corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic – Foto Reprodução NavarroConsultoriaeCorretora

 

Os juros para as futuras operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS será de 1,91% ao mês. O novo teto foi aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social, nessa quinta-feira, e é 0,06 ponto percentual menor que o antigo limite, que estava em vigor desde março.

 

O teto dos juros para o cartão de crédito consignado também mudou. Caiu de 2,89% para 2,83% ao mês.

 

Essa redução foi possível por causa do corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, que é a taxa de juros básicos da economia.

 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o objetivo é acompanhar novas quedas da Selic e, assim que houver baixa, avaliar novas reduções nos tetos do consignado.

 

Essas novas taxas começam a valer após a decisão ser publicada no Diário Oficial da União.

 

Bancos e financeiras ficarão proibidos de ofertar empréstimos com taxas superiores aos novos tetos.

 

A Febraban criticou o novo teto do consignado. Disse que a medida pode impactar nos custos dos bancos e restringir a oferta de crédito mais barato, impactando na atividade econômica, especialmente no consumo.

 

Segunda a Febraban, caberá a cada instituição financeira avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto.

 

Por Agência Brasil

Veja também