
Reportagem: Luis Henrique Foto: Internet
A Justiça Eleitoral, anunciou na última sexta-feira o cancelamento de 2.486.495 títulos eleitorais em todo o país e também no exterior. O motivo dos cancelamentos, é por os portadores destes títulos terem faltado nas últimas três eleições consecutivas. Sendo cada turno da eleição contabilizado como uma eleição.
Segundo o TSE, só no estado de Minas Gerais 226.271 títulos de eleitor já foram cancelados, sendo que na região Centro-Oeste de minas houveram no total 11.173 cancelamentos. As cidades com o maior número de cancelamento da região, foram Divinópolis com 2.410 cancelamentos, Nova Serrana com 1.010 cancelamentos, e em terceiro lugar Itaúna com 877 cancelamentos.
O eleitor interessado em saber se o título foi cancelado deverá consultar a situação no site do TSE, na área “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou título”. O eleitor também pode verificar a situação do título comparecendo a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.
O cidadão que teve seu título cancelado, pode se regularizar após pagar uma multa e comparecer ao cartório eleitoral, levando documento de identificação com foto, comprovante de endereço e o título de eleitor caso ainda o possua.
O cartório eleitoral da cidade de Itaúna, fica na Rua Manoel Gonçalves, 44 – Centro. E o telefone de lá é o (37) 3241-1080.
Vale lembrar que sem o título de eleitor, o cidadão perde vários direitos, como o de obter passaporte / carteira de identidade, receber salários em emprego público, e de pedir empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo. Além também da dificuldade para inscrição em concursos públicos, e também para renovação de matrícula em estabelecimentos de ensino fiscalizados pelo governo.