Começa nesta segunda-feira 04/7, o terceiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. A pesquisa será realizada até a próxima sexta 08/7, pelos agentes de combate a endemias nos bairros de Itaúna.
Nos dois primeiros levantamentos do ano, os resultados foram 4,3% em janeiro e 4% em abril. Índices que indicam risco de surto.
Os números são considerados satisfatório quando ficam abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%. Caso de Itaúna com os números anteriores.
“É de extrema importância que a população compreenda este trabalho tão importante para a saúde coletiva de toda nossa comunidade e permita a entrada dos agentes nas residências. Além, claro, de também contribuir com a eliminação de qualquer criadouro do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, fazendo vistorias semanais e não deixando água parada”, enfatizou o Executivo.
De acordo com a prefeitura, os profissionais estarão devidamente identificados com vestuário e crachás próprios do serviço. Em caso de dúvidas, o morador pode ligar para o telefone 037 3249 – 9824 para confirmação.