Levantamento sobre proliferação da dengue em Itaúna será realizado nos próximos dias

25/04/2022 | Itaúna

O último índice é considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde – Foto Divulgação PMI

 

Um novo Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) está previsto para ser realizado na próxima quinta (28) e sexta-feira (29) em Itaúna. O estudo será feito em todos os bairros da cidade.

 

O objetivo é vistoriar as residências para o monitorando e combate dos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

A Prefeitura pede que a população receba os agentes e colabore com o trabalho de combate ao Aedes aegypti.

 

Segundo a Prefeitura, o primeiro LIRAa, realizado em janeiro, apontou resultado de 4,3%. O índice é considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde. O aceitável é ter um índice de 1% ou menos.

 

Os bairros com maior incidência de focos foram Várzea da Olaria, Lourdes, Santa Edwiges, Chácara do Quitão, São Geraldo, Piedade, Itaunense, Centro, Nogueirinha, Nova Vila Mozart, Vila Tavares, Jadir Marinho, Padre Eustáquio, São Judas Tadeu, Vila Nazaré, Vitória, Irmãos Auler, Morro do Engenho, Santo Antônio, Parque Jardim. Dentre os recipientes onde foram encontrados maiores quantidades de foco estão vasinhos de plástico, garrafas, pneus, lonas, pratinhos de plantas, baldes, aquários, latas, bombonas, dentre outros.

 

O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, destacou que os focos da doença, em boa parte dos casos, estão concentrados em regiões conhecidas pelo município.

 

“Os últimos levantamentos, deste e de anos anteriores, mostraram repetições tanto de bairros quanto de lugares onde os focos são encontrados com maior frequência. E que só com ajuda da comunidade vamos vencer esta guerra contra o Aedes aegypti. Já mostramos nossa força diante de uma pandemia mundial como a do coronavírus, e venceremos também este mosquito”, comentou.

 

Veja também