Líbia pode ter 20 mil mortos; imagens mostram devastação

14/09/2023 | Brasil, Mundo

A destruição na Líbia após as fortes chuvas do fim de semana – Foto Reprodução/Jornal Hoje

 

 

As enchentes devastadoras na Líbia podem ter deixado 20 mil mortos, de acordo com o prefeito da cidade mais atingida, Derna. Imagens aéreas feitas por drones mostraram como as inundações foram devastadoras para a cidade costeira, que é dividida por um rio.

 

O centro do município é situado em uma região de vale. E com a chuva, a força e o volume das águas romperam as barragens e derrubaram o leito original do rio.

 

As equipes de resgate ainda vasculham as ruínas em busca de desaparecidos. Doações enviadas de várias partes da Líbia estão chegando, mas lentamente. A restauração das estradas já começou, mas muitas pontes também foram destruídas.

 

Outra preocupação é com a saúde dos desabrigados: as autoridades temem um surto de doenças, motivado pelos corpos em decomposição – que são muitos.

 

Os estragos provocados pela tempestade Daniel e a quantidade de vítimas, no entanto, poderiam ter sido ao menos minimizados, de acordo com autoridades mundiais do clima.

 

Em meio à reconstrução, a ONU alertou nesta quinta-feira 14/9, que o grande número de vítimas poderia ter sido evitado se as autoridades tivessem feito um plano de retirada dos moradores antes da inundação.

 

Já o chefe da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, afirmou que “se a Líbia tivesse um serviço meteorológico funcional, capaz de emitir alertas, a quantidade de vítimas poderia ter sido limitada”.

 

A Organização Internacional para as Migrações acredita que as inundações tenham desabrigado 35 mil pessoas.

 

Relatos dos sobreviventes impressionam

 

Um homem sobreviveu ao desastre, mas perdeu onze pessoas da sua família.

 

“É um desastre em todos os sentidos da palavra”, disse a uma emissora de TV local.

 

Outro homem contou que a sua família se salvou apenas porque todos se agarraram aos móveis da casa enquanto a água corria.

 

“Quando o vale estourou, o marido da minha filha a colocou em cima de um armário. A outra filha que estava no segundo andar, correu para o telhado com os filhos dela”, explicou.

 

 

O leito do rio que corta a cidade foi destruído com a força das águas – Foto Reprodução/Jornal Hoje

 

 

*Com informações do Jornal Hoje 

 

 

Veja também