Minas Gerais estará no holofote da pré-campanha eleitoral nas próximas semanas. Três primeiros colocados nas pesquisas para presidente, Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) planejam visitar o Estado até o fim do mês.
A primeira viagem será a de Bolsonaro. No próximo sábado (9), ele estará em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para participar do evento ‘Marcha para Jesus’. A participação do presidente foi confirmada pelo Conselho de Pastores de Uberlândia, organizadora do encontro.
“A Marcha para Jesus é um evento que o presidente gosta muito de participar. No mesmo dia, ele participará da marcha em São Paulo pela manhã e depois à tarde em Uberlândia. É um evento importante demais para o público cristão e o presidente gosta de se fazer presente”, disse o deputado Bruno Engler (PL), que é aliado de Bolsonaro.
O parlamentar negou que a agenda do presidente seja uma resposta à visita de Lula à Uberlândia no mês passado. “A região do Triângulo é muito importante para a gente, pois o presidente é muito forte lá”, afirmou.
Já a viagem de Lula a Minas ainda não tem data marcada. Depois de passar por Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Uberlândia, o ex-presidente deve visitar o Vale do Aço. A agenda foi pedida pelo senador Alexandre Silveira (PSD), que tem a região como principal base eleitoral. O senador é candidato à reeleição na chapa de Alexandre Kalil (PSD) com apoio do PT.
“Falei com o presidente que ele será muito bem-vindo e ele, inclusive, me respondeu que conhece muito bem todos os Vales de Minas e quer visitá-los, começando, se possível, pelo Vale do Aço”, disse Alexandre Silveira.
“Espero contribuir para que o presidente Lula seja bem votado na minha principal base eleitoral, que me fez o deputado mais votado de Minas várias vezes, e volte à Presidência já no primeiro turno para resgatar a dignidade do povo brasileiro”, afirmou o senador.
Segundo o presidente do PT em Minas, Cristiano Silveira, a ideia inicial era que Lula visitasse o Vale do Aço no sábado (9), mas coincidiu da data ser a mesma que deve haver o anúncio do apoio de Márcio França (PSB) à candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo.
O petista declarou que, após o Vale do Aço, há pedidos para que Lula visite o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri. “Ele nunca deixou de vir a Minas, tanto como presidente, como nas caravanas. Agora, há também o componente eleitoral: segundo as pesquisas, Lula está muito bem aqui e queremos consolidar essa liderança no Estado”, disse Cristiano Silveira.
Também está confirmado o giro de Ciro Gomes (PDT) por Minas Gerais nos dias 15 a 17 de julho, conforme adiantado pela reportagem. Ele vai aproveitar uma homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte ao presidente do PDT, Carlos Lupi, para visitar a capital e emendar agendas em Montes Claros e Salinas, no Norte de Minas, além de Ouro Preto e Mariana, na região Metropolitana.
Aliado de Ciro ressalta importância de Minas
Presidente do PDT em Minas, o deputado federal Mário Heringer (PDT) ressaltou a importância do Estado para a eleição para presidente. Segundo ele, Minas é uma síntese cultural do Brasil, além de ser o segundo maior colégio eleitoral do país.
“É um Estado importante para qualquer candidato, especialmente para o Ciro que é quem está lutando para promover a abolição do Brasil. Nós estamos precisando de sair do jugo desse tipo de política que está sendo feita, do nós contra eles, da preponderância da truculência, da violência verbal e até da violência física”, afirmou o parlamentar.
“Como disse o velho Tancredo Neves: ‘Minas, liberdade é o seu nome’. É por aí que nós vamos: Ciro para libertar o Brasil dessa polarização”, declarou Mário Heringer.
Por O Tempo