O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desembarca em Brasília na noite desta terça-feira 20/2. Ele vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira 21/2.
A agenda do representante do presidente Joe Biden inclui a participação em reuniões do G20, que reúne as maiores economias do mundo, no Rio de Janeiro.
Em Brasília, Blinken discutirá questões bilaterais e globais com Lula, segundo comunicado do governo dos EUA. O secretário enfatizará o apoio dos Estados Unidos à presidência do Brasil no G20, ainda de acordo com a nota. A Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 acontece no Rio de Janeiro. O Brasil preside o grupo.
Do Rio, Blinken segue para Buenos Aires, onde na sexta-feira (23) se encontrará com o presidente Javier Milei para discutir questões bilaterais e globais, incluindo crescimento econômico sustentável.
Guerra e crise com Israel devem entrar na pauta
A visita de Blinken ao Brasil ganhou mais importância porque ocorre em meio à crise diplomática do país com Israel, deflagrada após Lula comparar, no domingo 18/2, os ataques aos palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista contra judeus, durante Segunda Guerra Mundial.
Por isso, a expectativa é que Lula e Blinke também conversem sobre o conflito entre Israel e Hamas. Blinken tem atuado na negociação entre países para tentar acabar com a guerra.
Enquanto isso, o governo israelense declarou Lula “persona non grata” até que o petista peça desculpas. No Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião. Em outra frente, o governo brasileiro mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, retornar de Tel Aviv para o Brasil.
*Com informações O Tempo