Mais de 200 brasileiros deixam Israel em primeiro voo de resgate

10/10/2023 | Brasil

Avião KC-30, da FAB, no pátio do Aeroporto Internacional de Tel Aviv – Foto Frederico Meyer/Arquivo Pessoal

 

 

 

O primeiro voo com brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv nesta terça-feira (10).

 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30, com 211 passageiros, levantou voo às 20h12 no horário local (14h12 no horário de Brasília).

 

O primeiro voo com brasileiros resgatados pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas áreas de conflito em Israel decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv nesta terça-feira (10).

 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave KC-30, com 211 passageiros, levantou voo às 20h12 no horário local (14h12 no horário de Brasília)

 

O governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. O Ministério das Relações Exteriores também monitora se brasileiros com passagem comprada estão conseguindo embarcar nos voos comerciais para deixar Israel.

 

Ajustes

 

Inicialmente, a previsão era de que o voo pousaria na Base Aérea de Brasília à 1h desta quarta. No entanto, houve um atraso que interferiu no horário da chegada.

 

O avião decolou às 14h12 (horário de Brasília) de Tel Aviv, mas a previsão inicial era decolar às 12h (horário de Brasília).

 

O segundo voo deve chegar na noite desta quarta-feira, mas no aeroporto do Galeão (RJ).

 

Fila de passageiros para embarque em avião para resgate de brasileiros em Israel – Foto FAB/Reprodução

 

Cronograma

 

No domingo (8), o governo brasileiro informou que havia seis aeronaves prontas para a repatriação dos brasileiros.

 

Até o momento, no entanto, serão priorizados os voos das duas aeronaves KC-30 – os maiores aviões da FAB, com capacidade para mais passageiros e maior autonomia de voo.

 

O cronograma prevê partidas diárias a partir de Tel Aviv, de terça a sábado 14/10 – sempre, às 18h no horário local (12h em Brasília).

 

1º voo da FAB com brasileiros se prepara para deixar Israel – Foto Reprodução/GloboNews

 

 

 

Veja abaixo os dados de cada voo previsto, por data:

 

  • Terça-feira 10/10: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa à 1h de quarta-feira (11) em Brasília.

 

  • Quarta-feira 11/10: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

 

  • Quinta-feira 12/10:  avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).

 

  • Sexta-feira 13/10: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

 

  • Sábado 14/10: avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.

 

 

Resgate em Gaza

 

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça que aguarda autorização do Egito para repatriar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

 

O território é governado pelo grupo terrorista Hamas – que, no sábado (7), promoveu um grande ataque terrorista contra Israel, país vizinho, em um novo capítulo da disputa entre israelenses e palestinos pela região no Oriente Médio.

 

Chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramalá (Cisjordânia), o embaixador Alessandro Candeiras informou à GloboNews que já alugou um ônibus para levar esse grupo de brasileiros da Faixa de Gaza à fronteira sul da região.

 

“Nós já temos toda a logística pronta, ônibus alugado para sair de Gaza até a fronteira sul, pelo posto de Rafah. Nós estamos aguardando apenas a autorização do Egito para que eles cruzem a fronteira”, declarou Candeias.

 

Além de Israel, apenas o Egito tem fronteira terrestre com a Faixa de Gaza

 

A partir de Rafah, já em território egípcio, o Itamaraty teria maior facilidade para encaminhar esses brasileiros ao Aeroporto Internacional do Cairo – onde o grupo poderia, inclusive, embarcar em voos comerciais para o Brasil.

 

Até o momento, as operações de resgate do Itamaraty se concentram no Aeroporto Ben-Gurion em Tel Aviv, Israel – onde há uma maior infraestrutura de transportes e, também, maior concentração de brasileiros.

 

O Ministério das Relações Exteriores criou um grupo de WhatsApp para manter o diálogo com os brasileiros que estão em Gaza. Na página oficial do Itamaraty é possível encontrar mais orientações.

 

 

 

 

 

Veja também