Mais de 30 famílias retiradas de povoado em Itatiaiuçu seguem hospedadas em hotel de Itaúna

14/02/2019 | Destaque, Itaúna

Foto: SAMU/Mais de 30 famílias retiradas de povoado em Itatiaiuçu seguem hospedadas em hotel de Itaúna

Jornalismo Santana FM

As famílias retiradas na última sexta (8) do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, devido à instabilidade da barragem da Mina Serra Azul seguem hospedadas em um hotel de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas.

Ao todo, 116 pessoas de 34 famílias estão hospedadas na cidade, destes 35 são crianças. Eles ainda não sabem quando vão poder voltar para suas casas, pois o acesso à região continua restrito.

Cerca de 200 pessoas que moram no povoado foram levadas para Itaúna na última sexta-feira após a Defesa Civil alertar sobre o risco de rompimento da barragem, que fica a 1,5 km do povoado. No mesmo dia, o órgão afirmou que as famílias só poderiam voltar para suas casas após laudos que atestem a estabilidade das barragens.

No domingo (10), três famílias – seis pessoas – voltaram para suas residências. De acordo com a ArcelorMittal, mineradora responsável pela barragem, uma análise comprovou que os três imóveis não estavam em uma área de risco. A última família a chegar no hotel em Itaúna foi levada pela Defesa Civil na segunda-feira (11).

Segundo a assessoria de comunicação da empresa, o setor de mineração tem, atualmente, 327 funcionários diretos e outros 113 funcionários indiretos. Os trabalhos na mina foram suspensos na última sexta-feira e só serão retomados assim que qualquer risco seja descartado.

Com informações G1

Veja também