Mais de 600 mil crianças aguardam em filas para creches

30/08/2024 | Brasil

Mais de 2,4 mil das 5.569 cidades, ou seja, 44%, têm fila de espera – Foto  Reprodução Google

 

 

Mais de 600 mil crianças aguardam na fila de espera para uma vaga em creches em todo o país. O dado faz parte do “Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas”.

 

A pesquisa buscou reunir informações quanto ao acesso da população à educação infantil, a fim de subsidiar a criação de um plano de ação que garanta o direito a creche e pré-escola aos pequenos brasileiros.

 

Todos os municípios do país e o Distrito Federal responderam ao questionário, e os resultados parciais foram apresentados na terça-feira 27/8.

 

Mais de 2,4 mil das 5.569 cidades, ou seja, 44%, têm fila de espera em instituição de educação e cuidado para os pequenos de zero a 4 anos. Do total, 88% alegam falta de vagas.

 

Sobre a pré-escola, há 78 mil registros de crianças que não frequentam essa fase de ensino; metade também por falta de vagas.

 

O convívio na creche possibilita e favorece o desenvolvimento de habilidades como a inteligência social e o poder de negociação das crianças, como avalia a membro da Aliança pela Infância, Ana Rosa Costa Picanço Moreira.

 

“Se ela só tiver convívio familiar, ela vai ter relações interpessoais limitadas. Na creche, ela tem a possibilidade de interagir com crianças de diferentes realidades, possibilidade de ampliar o repertório de experiências e trocas. Ao frequentar a creche a gente pode começar um trabalho que favorece o desenvolvimento como um todo”.

 

Ana Rosa Costa Picanço Moreira esclarece que, mais do que um local para cuidar, a creche precisa ter um campo amplo de atividades que estimulem a criatividade e o bom convívio entre as crianças.

 

“A proposta da creche precisa contemplar uma rotina de atividades que contemple as interações das crianças com outras, com a natureza, com objetos, com brinquedos e também brincadeiras de faz de conta, brincadeira tradicional”.

 

Segundo o Ministério da Educação e Cultura, desde o início do atual governo, foram investidos mais de R$ 1 bilhão na educação infantil, em programas como Escola em Tempo Integral, e entregues 378 novas creches.

 

O levantamento que traçou o panorama da educação infantil é um trabalho do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação no Brasil, que reúne representantes do setor público – entre eles o MEC – e a sociedade civil.

 

A pesquisa buscou reunir informações quanto ao acesso da população à educação infantil – Foto Reprodução A Voz da Serra

 

 

 

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