Em Divinópolis, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no Bairro Niterói – Foto Reprodução PF
No dia em que o 8 de janeiro completa um ano, a Polícia Federal colocou nas ruas mais uma operação da 23ª fase da Operação Lesa Pátria, justamente para identificar pessoas que financiaram e incentivaram atos golpistas.
Estão sendo cumpridos 48 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. A ação acontece nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Em Divinópolis, a Polícia Federal cumpriu na manhã desta segunda-feira 08/1, no Bairro Niterói, um mandado de busca e apreensão contra uma pessoa suspeita de financiar e fomentar os atos golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Além do cumprimento em Divinópolis, um mandado é cumprido em Santa Vitória, no Triângulo. Um mandado de prisão preventiva foi cumprido na Bahia e outros 44 mandados de busca e apreensão espalhados pelo país.
Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Os danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.
O balanço da operação e os nomes dos alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem.
A Operação Lesa Pátria é permanente e os suspeitos são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
– Foto Joédson Alves / Agência Brasil