NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 8 de julho de 2020

 

Itaúna deve registrar céu parcialmente nublado durante toda a semana – Foto Edson Ferraz/Santana FM

 

 

Após dias de intenso frio, junho começa com temperaturas consideradas amenas nas cidades do Centro-Oeste de Minas. Esta condição climática está associada ao enfraquecimento da massa de ar polar e formação de nuvens. Veja a previsão do tempo abaixo que aponta alerta para a baixa umidade do ar e ainda como será a média da temperatura para todo o mês.

 

1ª semana de junho

 

“A massa de ar polar que atuou na última semana perdeu intensidade no fim de semana e a circulação marítima traz nuvens do oceano Atlântico para o continente, o que vai deixar o tempo parcialmente nublado”, falou Ruibran dos Reis, climatologista.

 

E justante com a presença de nuvens, as temperaturas permanecerão amenas nesta semana. Conforme dados do Climatempo, para os próximos dias a variação térmica esperada é entre 10°C e 23°C.

 

Umidade do ar

Já a umidade relativa do ar segue abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), oscilando entre 75% pela manhã e 35% à tarde. Para evitar danos à saúde, a orientação é ingerir bastante água e evitar atividades expostas ao sol.

 

Junho mais frio

Reis também fez análises das temperaturas máximas e mínimas para este mês. Segundo ele, a temperatura máxima média de junho, foi de 22°C, mas neste ano a previsão é que os termômetros registrem 20°C.

Já a média da temperatura mínima registrada nos últimos 30 anos foi de 12°C, porém, podemos esperar 10°C até o fim do mês. Neste mês, ainda teremos mudança de estação. O inverno está previsto para começar às 18h44 no dia 20 de junho.

 

Confira as temperaturas em algumas cidades

Cidades Mínima °C Máxima °C
Divinópolis 8°C 29°C
Bom Despacho 10°C 29°C
Itaúna 9°C 28°C
Pompéu 11°C 30°C
Nova Serrana 10°C 28°C
Pará de Minas 9°C 28°C