Com baixa cobertura, vacinação contra a gripe é prorrogada

30/05/2023 | Minas Gerais

 

 

Imunizante está disponível gratuitamente para pessoas com mais de 6 meses – Foto Reprodução Internet

 

Minas Gerais prorrogou nesta terça-feira (30) a campanha de vacinação contra a gripe até o fim de julho. Inicialmente, a ação terminaria nesta quarta-feira (31). O imunizante está disponível gratuitamente para pessoas com mais de 6 meses. Cabe a cada município organizar a vacinação.

 

A baixa cobertura vacinal é um dos motivos que explica a decisão. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), apenas do 46,38% público-alvo foi vacinado. A meta do Ministério da Saúde é de 90% O grupo inclui idosos, trabalhadores da saúde, crianças, gestantes e puéperas, entre o outros.

 

Segundo o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, outro motivo que explica a decisão de prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe é o período sazonal das doenças respiratórias. “É necessário aumentar a proteção da população”, comentou.

 

Baccheretti reforça que, com a vacinação, há a redução não apenas do risco de se desenvolver a doença, mas também das hospitalizações e, principalmente, dos óbitos relacionados à gripe. A campanha de vacinação teve início em abril.

 

Novas doses

 

Minas recebeu, até o momento, 7.467.960 doses de vacina contra influenza. Para garantir a continuidade da campanha até o fim de julho, a SES-MG já solicitou mais um milhão de novas doses ao Ministério da Saúde. A previsão é que os imunobiológicos cheguem ao estado nesta quinta-feira (1º).

 

Assim que as novas doses chegarem a Minas, será feito o processo de conferência, acondicionamento e separação para distribuição imediata aos municípios por meio das Unidades Regionais de Saúde.

 

 

Veja também