NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 24 de janeiro de 2021

Animal, aparentemente estava apenas com um sangramento no nariz – Foto Divulgação Corpo de Bombeiros

 

Um mico da espécie Sagui foi resgatado por um homem na MG-431, na manhã desta sexta-feira, 04 de dezembro, e entregue ao Corpo de Bombeiros de Itaúna.

O animal, aparentemente estava com um sangramento no nariz, foi deixado pelo homem aos cuidados dos profissionais. Não se sabe exatamente o que provocou o ferimento.

Os militares informaram ainda, que o homem encontrou o miquinho na rodovia que liga Itaúna e Pará de Minas, próximo a Patense.

A ocorrência teve inicio as 10h45 e se encerrou as 11h00. Após os primeiros antedimentos, o  Cabo Portela e Soldado Augusto deixaram o mico em uma clinica veterinária.

Quando estes animais são encontrados em situação de vulnerabilidade pela população, o mais correto é acionar a Secretaria de Meio Ambiente imediatamente.

 

Sagui  – Espécie de Macaco

O sagui pertence ao gênero Callithrix que é composto por 6 espécies presentes no Brasil, são pequenos primatas arborícolas encontrados na região central e oriental, algumas espécies foram introduzidas em diferentes regiões do país nos últimos anos.

Os saguis são animais de hábitos diurnos, de pequeno porte, com peso variando entre 350 a 450 gramas, podendo ser maior em algumas espécies e menores em outras. A pelagem também varia conforme a espécie e normalmente são utilizadas a variação na coloração para nomeá-los pela população. Os comportamentos habituais dos saguis são: a catação social, a vocalização, a aproximação de indivíduos do mesmo grupo, o forrageio, o descanso, a alimentação e o deslocamento pelas árvores. Estes animais dificilmente descem ao solo para evitar serem presas fáceis, preferindo viver nos galhos intermediários e copa das árvores. Alimentam-se basicamente de insetos, moluscos, filhotes de aves e mamíferos, pequenos lagartos, pequenos anfíbios, ovos, sementes, frutas, flores, goma etc

 

Foto Divulgação Corpo de Bombeiros

 

Foto Divulgação Corpo de Bombeiros

 

Foto Divulgação Corpo de Bombeiros