Micos são encontrados mortos na cidade

10/03/2017 | Itaúna, Retrospectiva 2017

 

Foto reprodução ilustrativa

Por: Paloma Guimarães

De acordo com relatos dos ouvintes três micos foram encontrados, aqui em Itaúna.

Foi encontrado um no bairro Veredas, no centro na Rua João Justino e outro na Zona Rural.

Em contato com a Zoonose foi enviado o seguinte comunicado afim de tranquilizar a população quanto aos acontecimentos.

Esclarecimento
O setor de Epidemiologia e Zoonoses tem atendido as denúncias de macacos mortos nas regiões do município de Itaúna/ MG. Esses animais são recolhidos por uma equipe de zoonoses e encaminhados para a Regional de Divinópolis que encaminha para o Laboratório Regional do Estado do Pará (laboratório de referência). Foram encontrados alguns macacos mortos, mas apenas o da Região de Vista Alegre foi encaminhado para análises, pois somente este encontrava-se nas condições exigidas pelo Laboratório, os outros exemplares já estavam em estado de putrefação.
O município não tem casos de Febre Amarela Humana, temos recebido um quantitativo maior do que o esperado da Vacina Febre Amarela, pois esta vacina é de rotina sendo administrada com nove meses de idade, reforço aos 4 anos e a cada dez anos, mas pela grande procura da população, algumas unidades podem ficar sem as doses temporariamente.
A Imunização acontece em 21 unidades de Saúde do Município, sua validade é de dez anos e os interessados devem apresentar o Cartão de Vacina nos Postos de Saúde para verificar se há necessidade de uma nova aplicação.
        A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos com mais de 60 anos, gestantes, hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, alérgicos a ovo de galinha e seus derivados. Pessoas com vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), transplantados, pacientes com tratamentos de câncer e com imunodeficiência também não devem vacinar.
 
Jarbas de Melo
Gerente Vigilância em Saúde

 

 

Veja também