Microregião de Itaúna decide permanecer na Onda Amarela

30/07/2021 | Itaúna, Saúde

Itaúna continua na Onda Amarela devido aumento da ocupação de leitos no hospital Manoel Gonçalves  – Foto: Adilson Nogueira

 

 

Mesmo com a permissão para avançar para Onda Verde do Minas Consciente, a Prefeitura de Itaúna decidiu ficar na Onda Amarela.

 

O Comitê Extraordinário Covid-19 do estado, grupo que analisa toda semana a pandemia em Minas Gerais, permitiu nesta quinta-feira 29/07 que a macrorregião oeste, a qual Itaúna faz parte avançasse para a onda verde, a mais flexível. No entanto a Prefeitura de Itaúna, optou por continuar na Onda Amarela.

 

Os índices de casos confirmados e de mortes vinha diminuindo, porém houve um relativo aumento das taxas de ocupação de leitos hospitalares, o que ressalta a importância da população seguir os cuidados necessários de higiene bem como o uso correto da máscara.

 

Além da cidade, o Hospital Manoel Gonçalves atende a microrregião que compreende as cidades de Itaguara, Itatiaiuçu e Piracema, classificada na “Onda Amarela”.

 

 

Confira na íntegra a nota da Prefeitura: 

 

“De acordo com o Programa Minas Consciente a macrorregião Oeste avançou para a “Onda Verde”, e a microrregião que compreende as cidades de Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu e Piracema, foi classificada na “Onda Amarela”. A Prefeitura de Itaúna informa que o Município seguirá a “Onda Amarela”. Mesmo com índices de casos confirmados e mortalidade proporcionais menores, houve um relativo aumento das taxas de ocupação de leitos hospitalares, o que ressalta a importância da população seguir os cuidados necessários de higiene bem como o uso correto da máscara.

Todos os empreendedores do comércio e dos setores de eventos, em especial de bares, restaurantes e casas de shows, também têm participação fundamental para que as regras sejam cumpridas e assim possamos evitar um aumento da transmissão da doença, com consequente elevação da ocupação de leitos do hospital e, consequentemente, retrocesso na flexibilização da atividade econômica do Município.”

 

Comitê autoriza 4 macros a avançarem para a Onda Verde

 

O Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que analisa a situação da doença em Minas, decidiu nesta quinta-feira, 29/07, que 4 macrorregiões avançam para a onda verde, a menos restritiva do plano Minas Consciente, e Itaúna está entre as cidades que avançaram.

 

As macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte e Oeste agora estão na onda mais flexível do programa, se juntando às macro Sudeste e Vale do Aço. As alterações valem a partir do próximo sábado, 31/07.

 

Já Leste do Sul progride para a onda amarela. Seguem nesta etapa as macrorregiões Centro, Noroeste, Leste, Sul e Triângulo Norte. Nordeste e Triângulo do Sul permanecem na onda vermelha.

 

 

Itaúna avança para Onda Verde; secretário de Saúde pede cautela

Veja também