Minas doa equipamentos para atendimento neonatal no Acre

16/06/2023 | Minas Gerais

Duas incubadoras e três berços aquecidos estão a caminho – Foto Rede Minas / Divulgação

 

 

O Governo de Minas encaminhou, na madrugada desta sexta-feira 16/6, duas incubadoras e três berços aquecidos para a rede de saúde do estado da Região Norte, que vem enfrentando dificuldades de atendimento infantil, principalmente após o período de cheia nos rios e com a chegada do período sazonal de doenças respiratórias nesta época do ano. A solicitação foi feita pelo Governo do Acre à Secretaria de Estado de Saúde de Minas.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, os equipamentos serão necessários para a abertura de novos leitos de UTI neonatal e UTI pediátrica em Rio Branco.

 

“Conseguimos articular com a Rede Fhemig esta doação importante. Vale o destaque: é importante trabalharmos em rede não só dentro do estado, mas também com os outros 26 estados que compõem nosso país para a gente conseguir, num momento desse, ajudar a salvar vidas como faremos no Acre”, explica.

 

Os berços aquecidos e as incubadoras vão reforçar o atendimento nas UTIs e CTIs pediátricas daquele estado. O transporte desses equipamentos está sendo feito na aeronave da SES-MG em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), operada pelo Serviço de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). O avião decolou por volta das 5h30, com previsão de chegada no Acre ao final do dia.

 

Os berços aquecidos e as incubadoras vão reforçar o atendimento nas UTIs – Foto Eric Gonçalves

 

 

Ângela Campos, coordenadora da Neonatologia da Maternidade Odete Valadares, que pertence à rede Fhemig, explica que o berço aquecido contribui para a recuperação dos recém-nascidos prematuros e auxilia no controle térmico dos pequenos.

 

“Também é importante no caso de bebês maiores, mas que estão em um estado mais grave e que não podem vestir roupa, porque precisam de motorização do padrão respiratório, por exemplo. E assim, eles ficam mais quentinhos e protegidos”, afirma.

 

Segundo o comandante do Batalhão de Operações Aéreas e também líder desta operação, tenente coronel Peterson, a primeira parada será para reabastecimento em Uberlândia. De lá, a equipe segue para Cuiabá, no Mato Grosso, e, na sequência, vai para Porto Velho, em Rondônia. A última parada será em Rio Branco, capital do Acre.

 

“É uma missão muito gratificante. Mais uma das dezenas, centenas, das talvez quase milhares de missões que o Batalhão de Operações Aéreas já cumpriu desde 2007. Então, a gente fica muito feliz em poder contribuir com a população acreana”, destaca.

 

Santa Catarina

 

O governo mineiro também vai ceder equipamentos para reforçar o atendimento no estado de Santa Catarina, que enfrenta problemas semelhantes. Serão 55 ventiladores mecânicos, 15 ventiladores pulmonar, 6 incubadoras entre outros. A entrega será feita nos próximos dias, após a formalização da documentação.

 

Leitos em Minas

 

O estado possui 236 leitos de UTI pediátrica e 580 de leitos de UTI Neonatal pelo SUS. A taxa de ocupação de UTI em Minas Gerais em março de 2023 (último dado consolidado) foi de 66%. A de UTI Neonatal foi de 80%.

 

Os dados foram extraídos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Em 2023, 20 novos leitos de UTI Pediátrica foram entregues para a população mineira, dez deles em Governador Valadares suprindo um vazio assistencial naquela região do estado. Outros novos leitos também foram disponibilizados no Complexo de Urgência e Emergência em Belo Horizonte.

 

Por Agência Minas 

 

 

 

Veja também