A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já começou a ser emitida em Minas Gerais. Cerca de 52 mil mineiros já estão com o novo modelo da carteira de identidade em mãos.
O balanço foi divulgado nesta quinta-feira 03/1) pela Polícia Civil, que informou detalhes sobre a emissão do documento, já disponível em todo o Brasil.
A emissão de forma definitiva da nova Carteira de Identidade Nacional começou no último dia 27 de dezembro e, segundo a PC, promete “dificultar” crimes como o de falsidade ideológica.
Danielle Aguiar Carvalho, delegada da Polícia e coordenadora da divisão de datiloscopia do Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG), explica que “a carteira é confeccionada com papel próprio e conta com diversos itens de segurança, que dificultam a cópia ilegal dos documentos”.
O novo documento está vinculado ao CPF do indivíduo, é modelo único em todo o território nacional e terá validade. A carteira de identidade tem validade de cinco anos para indivíduos de zero a 11 anos; dez anos para indivíduos de 12 a 59, e para pessoas de 60 anos ou mais, ela é indeterminada.
Pessoas que possuem modelos anteriores a essa carteira terão até fevereiro de 2032 para solicitar a CIN. A primeira via pode ser retirada de forma gratuita, independente se tiverem modelos antigos. As renovações também não terão custos.
Se for necessário uma segunda via, o valor está em torno de R$ 105,59. Em casos de extravio ou perda do documento ela também é paga. Outras situações como hipossuficiência, roubo e furto há isenção para o pagamento dessa segunda via. O pagamento é feito no portal Cidadão MG.
Em Minas Gerais, existem em torno de 67 mil solicitações nos postos de identificação”, acrescenta a delegada. Nesse primeiro ano, a expectativa da Polícia Civil é alcançar o patamar de 140 mil carteiras mensais.