NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 30 de julho de 2021

O valor representa cerca de 42% da população total de Minas – Foto: Alfredo Estrella / AFP

 

 

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Minas Gerais ultrapassou nesta quarta-feira, 21/07, a marca das 9 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose, segundo o balanço oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). De acordo com o boletim epidemiológico da pasta, 9.008.703 pessoas tomaram a primeira injeção, o equivalente a 42,3% da população total.

 

Destas, 3.054.066 já receberam a segunda aplicação, além de outras 316.095 imunizadas com a vacina da Janssen, administrada em dose única. Somando esses dois grupos, 3.370.161 pessoas completaram o esquema vacinal até o momento, isto é, 15,8% da população total do Estado, segundo as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Os números por município variam de acordo com os públicos prioritários em cada localidade e com a distribuição de vacinas entre as prefeituras, conforme o avanço do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde.

 

O balanço estadual depende ainda das atualizações feitas pelas próprias prefeituras e da consolidação dos dados pela SES-MG, e, por isso, pode haver diferenças (quase sempre atrasos) em relação aos números informados nos boletins municipais.

 

Estado distribui mais 840 mil vacinas

 

O Governo de Minas Gerais informou que nesta quarta-feira, 21/07, teve início a distribuição do 31º lote de vacinas contra a covid-19 para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). São 171.400 doses da CoronaVac, 550.050 doses da AstraZeneca e 120.510 doses da Pfizer, totalizando 841.960 doses.

 

Ao todo, segundo o Executivo Estadual, 70% da remessa será destinada à imunização por faixa etária. Os outros 30% vão para grupos prioritários que serão imunizados com a segunda dose.

 

As Unidades Regionais de Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Itabira, Ituiutaba, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pedra Azul, Pirapora, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí recebem as doses nesta quarta.

 

Na quinta-feira, 22/07, é a vez da distribuição, por vias terrestre e aérea, para as regionais de Alfenas, Coronel Fabriciano, Diamantina, Leopoldina, Manhuaçu, Passos, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Ubá e Varginha.

 

Apoio

 

A distribuição das vacinas, segundo o Estado, conta com apoio das Forças de Segurança e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar, além do efetivo da Polícia Civil.

 

Recebem vacinas por aeronaves do estado:

– SRS Montes Claros

– SRS Patos de Minas

– SRS Teófilo Otoni

– GRS Ubá

– GRS Unaí

 

Retiram vacinas no aeródromo ou na Rede de Frio da URS polo:

– SRS Alfenas

– SRS Governador Valadares

– GRS Januária

– GRS Leopoldina

– GRS Pedra Azul

– GRS Pirapora

– SRS Ponte Nova

– GRS São João Del Rei

– SRS Uberaba

– SRS Uberlândia

– SRS Varginha

 

Retiram vacinas na Central Estadual de Rede de Frio:

– SRS Barbacena

– SRS Belo Horizonte

– SRS Coronel Fabriciano

– SRS Diamantina

– SRS Divinópolis

– GRS Itabira

– GRS Ituiutaba

– SRS Juiz de Fora

– SRS Manhuaçu

– SRS Passos

– SRS Pouso Alegre

– SRS Sete Lagoas

 

Essa é a 31ª remessa de vacinas recebidas do Ministério da Saúde pelo Governo de Minas. No total, foram recebidas 16.626.404 doses.

 

 

Com O Tempo