Mineiros estarão vacinados com duas doses até o Carnaval, avalia secretário

22/12/2021 | Itaúna, Minas Gerais

Desfile do Bloco Pau de Gaiola na Praça da lagoinha, no carnaval 2020 – Foto reprodução

 

Minas Gerais espera ter toda a população totalmente vacinada contra a Covid-19 até fevereiro de 2022, mês em que se celebra o Carnaval. No entanto, diante da presença da nova variante Ômicron no Estado, a realização da festa ainda segue em dúvida.

 

Na manhã desta terça-feira 21/12, durante entrevista, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que Minas segue dando “um passo de cada vez” e que, com a antecipação da aplicação do reforço, de cinco para quatro meses, a esperança é que boa parte da população também esteja imunizada com a terceira dose até lá.

 

“Talvez até as crianças de 5 a 11 anos estejam vacinadas. Mas a realização do Carnaval depende de como a Ômicron vai se comportar no nosso Estado e de como estaremos mais próximos da data. Eu estou otimista em relação ao padrão vacinal dos mineiros, estaremos em um momento muito importante em que todos já terão tido a oportunidade de ter tomado o reforço e estar vacinado”, disse em entrevista concedida à TV Globo.

 

Em Minas, diversos municípios, incluindo Belo Horizonte e cidades históricas, já se posicionaram contra a realização do Carnaval, cancelando a festividade para o ano que vem.

 

 

Itaúna ainda não definiu 

 

Três blocos de Carnaval de Itaúna se manifestaram por meio de notas, informando que não vão participar do Carnaval 2022. O posicionamento foi divulgado primeiro pelo Bloco ‘Baballo’, de Santanense, em seguida o tradicional ‘Pau de Gaiola’  também confirmou a desistência. O bloco concentra uma multidão todos os anos na Praça da Lagoinha, Centro da cidade, na quinta-feira que antecede o Carnaval na Avenida Jove Soares (Prainha).

 

mais recente desistência foi anunciada pelo Bloco ‘Deu no Que Deu’ na tarde desta quinta-feira 09/12. Em comunicado divulgado aos foliões nas redes sociais, os dirigentes afirmaram que não esta em um momento de comemoração.

 

 “Após várias ponderações à respeito da atual situação da pandemia, o Bloco Deu no Que Deu não irá participar das festividades do carnaval 2022. Pensamos não estar em um momento de comemoração, como é a identidade do bloco”.

 

Prefeitura de Itaúna

 

A Prefeitura de Itaúna ainda não se manifestou se vai ou não realizar o Carnaval 2022. Em novembro foi aberto cadastro para blocos carnavalescos interessados em participar do desfile. Apesar disso, o Município divulgou que a realização da festa dependerá da continuidade do controle da pandemia da Covid-19.

 

Na ocasião, o gerente superior de Cultura, Ilimane Lopes, comentou que o controle da pandemia no município tem alcançado bons resultados e, diante das flexibilizações, o Município cogita a possibilidade de retomar os festejos de carnaval no próximo ano.

 

 

 

Veja também