A ideia é não desperdiçar doses de vacina que vencem em 30 de abril – Foto Walterson Rosa / MS
O Ministério da Saúde ampliou temporariamente, nesta quinta-feira 18/4, a vacinação contra a dengue para pessoas entre quatro e 59 anos.
A ideia é não desperdiçar doses de vacina que vencem em 30 de abril. Apesar disso, o ministério mantém a prioridade na faixa etária de 10 a 14 anos, público com alto número de hospitalizações.
Mas se o município tiver doses com vencimento em 30 de abril, em quantidade que pode perder a validade, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas entre 6 e 16 anos.
E se tiver ainda mais vacinas, o município pode ampliar o público, entre quatro e 59 anos.
Após essa decisão, o Distrito Federal e o Rio Grande do Norte, por exemplo, anunciaram que, crianças e adolescentes de seis a 16 anos já podem se vacinar contra a dengue.
A expansão da faixa etária vale até o fim dos estoques. A orientação é comparecer a um dos locais de atendimento com identidade e a caderneta de vacinação.
E em Itaúna?
Não tem previsão de quando Itaúna e outras cidades vão receber doses da vacina Qdenga pelo SUS.
Como a fabricante japonesa não consegue produzir vacina para todos neste momento, o Ministério da Saúde estabeleceu alguns critérios para a escolha das cidades. Na rede privada existe a comercialização da vacina contra a dengue.