Míssil da Rússia derrubou avião do grupo Wagner, dizem EUA

24/08/2023 | Brasil, Mundo

É certo que algum evento de grande magnitude ocorreu com o jato – Foto Telegram/ @grey_zone / AFP

 

 

O padrão da queda do avião em que estava o líder mercenário russo Yevgeny Prigozhin, seu número 2 no grupo Wagner e mais oito pessoas sugere um evento catastrófico a bordo, como uma explosão.

 

O jato executivo Embraer Legacy 600 voava normalmente de Moscou a São Petersburgo até os 32 segundos finais de sua rota, em que ficou instável antes de estatelar-se na região de Tver (160 km a noroeste de Moscou) no início da noite de quarta 23/8.

 

Segundo relatório do site de monitoramento de tráfego aéreo Flightradar24, a aeronave estava em voo de cruzeiro, a 8,5 km de altitude, quando algo ocorreu. Ela caiu para 8,4 km, oscilando para 9,1 km, até desaparecer do radar às 18h20 (12h20 em Brasília). A isso se soma um registro em vídeo feito por celular de um morador da região, que disse ter ouvido uma explosão antes de vir a aeronave cair verticalmente, deixando um traço de fumaça. Mais acima, havia rastros de vapor que um canal ligado ao Wagner no Telegram disse serem provas de que um míssil atingiu o jato.

 

 

 

Segundo observadores militares, as imagens não deixam isso claro de forma incontestável. Uma bomba poderia ter tido o mesmo efeito, por exemplo. Como o próprio relato do Flightradar24 diz, é certo que algum evento de grande magnitude ocorreu com o jato, que com quase 300 unidades feitas no Brasil só havia sofrido um acidente sério, o choque no ar que derrubou um Boeing-737 da Gol em 2006.

 

A Embraer não opera na Rússia, devido às sanções internacionais impostas após a invasão da Ucrânia. No caso específico do Legacy de Prigojin, ele estava sem manutenção da empresa desde 2019, quando foi sancionado pelos EUA —aviões também podem sofrer restrições, que afetam qualquer um que preste serviço a eles.

 

Se a Rússia pedir, contudo, a Embraer pode participar da investigação em solo, já que o aparelho acidentado é de sua fabricação. Isso depende de uma comunicação direta ao governo brasileiro, o que segundo o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) não ocorreu ainda. Tudo isso alimenta o moinho das teorias conspiratórias acerca do incidente. Há exatos dois meses, Yevgeny Prigozhin liderou um motim do Wagner, que estava sob ameaça de dissolução pelo Ministério da Defesa, contra a cúpula militar de Vladimir Putin.

 

Míssil foi disparado dentro da Rússia, dizem EUA

 

No caso específico do Legacy de Prigojin, ele estava sem manutenção da empresa desde 2019 – Foto Reprodução AFP

 

 

Os Estados Unidos acreditam que um míssil terra-ar originado de dentro da Rússia provavelmente derrubou o avião que supostamente transportava o líder mercenário Yevgeny Prigozhin na quarta-feira, disseram duas autoridades norte-americanas à Reuters nesta quinta-feira.

 

As fontes, que falaram sob condição de anonimato dada a delicadeza do assunto, ressaltaram que a informação ainda é preliminar e está em análise.

 

Autoridades aéreas russas disseram que Prigozhin, o braço direito dele, Dmitry Utkin, e outras oito pessoas estavam no avião particular que caiu ao norte de Moscou na quarta-feira, sem deixar sobreviventes.

Putin rompe silêncio sobre Prigozhin e diz que vai investigar queda de avião

 

Vladimir Putin e Yevgeny Prigozhin – Foto Gavriil Grigorov, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP; Oficina de prensa de Prigozhin vía AP

 

 

Quase 24 horas após a queda de um avião em Moscou cuja lista de passageiros tinha o nome do líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozohin, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, rompeu o silêncio sobre o caso.

 

Em discurso transmitido pelas TVs do país, Putin, antigo aliado de Prigozhin, enviou condolências a família do líder do grupo de mercenários. A morte, no entanto, não havia sido confirmada por nenhuma autoridade de forma oficial até a última atualização desta notícia.

 

“(Prigozhin) era uma pessoa com um destino complicado, e cometeu erros graves na vida, mas também procurou alcançar os resultados necessários – tanto para si como no momento em que lhe pedi, pela causa comum, como nestes últimos meses”, declarou o presidente russo.
Sobre a causa ainda desconhecida da queda do avião, Vladimir Putin disse que “é preciso esperar o que dirão os investigadores do caso” e afirmou não ter pressa para solucioná-lo.

 

Sem mencionar o rompimento recente entre os dois, Putin chamou Prigozhin de um “empresário talentoso” e disse conhecê-lo desde os anos 1990.

 

Os dois eram fortes aliados, mas romperam após o mercenário liderar uma rebelião contra o governo russo em protesto pela falta de envio de equipamentos e armas a tropas do grupo Wagner que lutam na Ucrânia ao lado da Rússia.

 

Em discurso após o motim do grupo Wagner, que aconteceu em junho e durou cerca de 24 horas, Putin chegou a chamar seu antigo amigo de um traidor.

 

A família de Prigozhin também não havia se pronunciado até a última atualização desta notícia.

 

 

 

 

Veja também