O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, recebeu nesta quarta-feira (24) comandantes das polícias militares para discutir a segurança das eleições na sede da Corte, em Brasília.
Moraes, que assumiu a presidência da Corte na semana passada, começou a marcar as primeiras audiências de sua gestão. O ministro já recebeu, por exemplo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira.
O encontro com os comandantes foi incluído na agenda do presidente do TSE no final desta terça (23). A Corte não divulgou detalhes do que foi discutido.
Ao deixar a reunião, o comandante da PM de Rondônia, James Padilha, afirmou que foi informado da reunião na véspera e que só soube da pauta no TSE. Segundo ele, cada comandante ou representante apresentou sua percepção sobre a segurança pública local em relação ao pleito.
“Em relação ao momento, ao pleito eleitoral, e não obstante a polarização ou a complexidade que muito se veicula inclusive na mídia, nós temos total isenção e tranquilidade para dizer a todos e à sociedade que nós estamos em condição de proporcionar toda a segurança e tranquilidade que a população precisa para que ela possa exercer livremente o direito ao voto”, disse.
Também ficou acordada a instalação de um núcleo de inteligência na presidência do TSE composto por três indicados pela Corte e três pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), com objetivo de analisar as informações produzidas pelas polícias no país.
Participaram 23 comandantes e quatro representantes das polícias militares nos estados, além de outros ministros do TSE, Ricardo Lewandowski, Benedito Gonçalves e Mauro Campbell, e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
Por G1