Mulheres do MST invadem fazenda de Eike Batista em Itatiaiuçu
Uai
No dia da mulher, um grupo de trabalhadoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) escolheu uma fazenda do ex-empresário e ex-bilionário Eike Batista para invadir em Itatiaiuçu. A Fazenda Santa Teresinha tem 3 mil hectares e, segundo o grupo, está improdutiva há seis anos.
A ação nesta quarta-feira (8) contou com cerca de 100 mulheres e o local vai abrigar 150 famílias inicialmente. Segundo a porta voz do MST, Ester Hoffmann, havia apenas um caseiro no local e não houve resistência. Ela disse que o local foi escolhido para a data porque uma das pautas do MST é a luta contra a reforma da Previdência. “Essa fazenda, simbolicamente, vem colocar para a sociedade quem de fato são os devedores”, afirma, se referindo à sonegação de impostos de empresários.
Por que Eike
De acordo com o MST, a reforma quer retirar direito do trabalhador enquanto o déficit é causado por corrupção e sonegação. Eike Batista está preso na Operação Lava-Jato acusado de pagar propina ao ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. O MST critica, entre outros pontos, o aumento da idade para a aposentadoria e a retirada do seguro especial às pessoas do campo.
A fazenda de Eike foi pesquisada antes de ser invadida. Segundo o MST, ele tem um complexo de propriedades na região.
A ação foi protagonizada pelas mulheres na jornada de luta do 8 de março. O tema este ano