Larissa Miranda
A concessionária de transporte público Autotrans enviou à Câmara Municipal de Itaúna, um ofício dizendo que não iria comparecer à reunião ordinária realizada nesta terça-feira, 26, para prestar esclarecimentos diante do grande número de reclamações após as mudanças recentes das linhas.
Segundo o Presidente da Câmara, Alexandre Campos, a convocação da empresa foi feita através do regimento e aprovada pelo plenário, portanto, a recusa foi considerada, segundo os vereadores e cidadãos presentes na reunião, uma grande falta de respeito para com a casa de lei em questão e os cidadãos que ali estavam presentes.
Durante a reunião, vários vereadores se manifestaram. Dentre as manifestações, foi sugerido pelo vice-presidente da Câmara Hudson Bernardes que fosse analisado junto à assessoria jurídica uma alteração ou na lei orgânica ou no regimento interno, para que se torne obrigatório o comparecimento de todas as concessionárias da prefeitura para prestar esclarecimentos quando solicitadas.
O vereador Marcinho Hakuna também mostrou sua indignação com o ocorrido “Quem cala consente, se eles não vieram aqui, eles não tem o que falar(…) Tudo que os vereadores cobraram aqui, a comunidade está cansada de cobrar pelas redes sociais.”Ele deixou também sua indignação diante à suspensão do projeto de lei contra o acúmulo de funções de motoristas e cobradores.
Perda de concessão
A vereadora Gláucia Santiago, citou também a reunião realizada na semana anterior junto ao Prefeito Neider Moreira, que afirma que caso a concessionária não cumprisse suas obrigações corretamente, isso poderia resultar na perda da concessão(contrato) de vinte anos existentes entre a prefeitura e a empresa.
No entanto a vereadora relata não perceber um pulso firme da prefeitura para com a concessionária “Devemos pegar esse contrato e ver o porquê de prefeitura estar sempre concordando o que eles estão fazendo, sem cobrar realmente o que deve ser cobrado”.
Resposta Autotrans
Em conversa com a Santana FM, o gerente operacional da Autotrans em Itaúna, Alessandro Rabello, afirmou que a empresa optou por não ir à reunião pois julgou que não seria necessário já que o setor de trânsito estaria presente para falar sobre o assunto, em vista que “a Prefeitura é que tem o poder de mudar o itinerário”, mas que pretende em uma próxima oportunidade comparecer a uma reunião plenária para esclarecer possíveis dúvidas sobreo funcionamento da empresa. Procuramos a Prefeitura para saber quais pessoas estiveram à frente desta mudança, que ficou de dar uma resposta o mais breve possível.
Esclarecimento do Setor de Transito e Transporte
Apesar de nenhum responsável pela concessionária ter aparecido para dar explicações, o diretor do setor de Transito e Transportes, Audrey Juliano Ferreira Leite, marcou presença e respondeu a perguntas sobre as alterações e outros problemas envolvendo o setor.
Sobre as mudanças nos itinerários, Audrey afirmou que todas elas foram feitas pensando na coletividade: “todas as mudanças causam transtornos, porque beneficiam uns e param de beneficiar outros(…) mas temos procurado errar menos. Temos que pensar em coletividade(sic)”.
Desde a mudança, muitos ouvintes nos procuraram com dúvidas e reclamações a respeito das alterações realizadas. Em entrevista ao Jornalismo da Santana FM, Audrey explicou que o Setor de Trânsito e Transporte ainda está contextualizando todas as alterações, para posteriormente ouvir e atender todas as reclamações da população. “Obviamente em uma semana de prazo dessas mudança, ainda iremos mensurar alguns erros e atender as reinvindicações da população, para que o transporte seja efetivo e de fácil acesso” explica Audrey.