Neider toma posse como prefeito e Marcinho Hakuna é eleito presidente da Câmara Municipal

2/01/2017 | Itaúna, Retrospectiva 2017

posse_neider

 

Por: Paloma Guimarães 

Clima tenso e de negociações entre os edis eleitos e reeleitos para o mandato de 2017 a 2020 marcou o início da noite desse domingo (01) na solenidade de posse para os cargos de prefeito, vice e vereadores. O ano mal começou e os vereadores que tomariam posse já estavam se rivalizando por causa da disputa pelas cadeiras de presidente, vice e primeiro secretário da câmara municipal.

Apesar de cada um dos cargos ser votado separadamente, pode-se dizer que a escolha foi discutida por dois blocos distintos e já formados na câmara. A da base do prefeito que acabou ganhando a votação, diga-se de passagem, com uma margem bem expressiva dos votos, 13 favoráveis dos 17 vereadores votantes. Estarão à frente da mesa diretora da câmara no período 2017/2018 os vereadores Marcinho Hakuna (presidente) Giordane Alberto Vice e Antônio da Lua (secretario). Antes da votação, alguns vereadores chegaram a falar de infidelidade partidária, já que colegas de oposição, iriam votar no então eleito Marcio Hakuna, contrariando acordo do bloco oposicionista.

Durante a solenidade de posse e transmissão de governo o ex-prefeito Osmando Pereira fez um longo discurso apresentando uma retrospectiva desde quando assumira a prefeitura até o dia de ontem, último dia de mandato. Como manifesto contrário a sua administração o ex-prefeito Osmando foi alvo de vaias do público presente por algumas vezes.

Em seu discurso Osmando aproveitou para destacar que deixa a prefeitura com uma boa situação financeira, inclusive com alguns repasses já garantidos e algumas obras inacabadas.

Durante entrevista ao vivo na Santana FM o Vice Prefeito Fernando Franco, falou que a população pode esperar uma posição atuante dele o que Neider confirmou em seu discurso dizendo que Fernando cuidará da parte financeira, já que ele possui experiência por ser contador e já ter atuado no poder público na área de financias no cargo de secretário de financias durante um período do mandato do ex-prefeito Osmando.

O prefeito empossado Neider Moreira também discursou, incentivando os itaunenses a serem participantes na política da cidade de modo a unir forças para que se tenha uma Itaúna cada dia melhor. Ele destacou e frisou que o sucesso na administração da cidade não depende apenas de um e sim de todos.

Neider continua misterioso com relação aos seus auxiliares diretos, já que era esperada a divulgação completa do secretariado na noite de posse o que não aconteceu.

Veja também