Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro em janeiro de 2025 – Foto AFP or licensors
O jornal norte-americano “New York Times” após em Fernanda Torres como vencedora do Oscar 2025 de melhor atriz por sua performance como Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, que disputa ainda as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Um dos principais veículos da imprensa estadunidense, o NYT publicou suas projeções para a premiação acontece no próximo domingo, 2 de março, a partir das 21h (horário de Brasília) em Los Angeles.
“[Demi] Moore fez discursos de retorno emocionantes ao receber os principais prêmios no SAG, Critics Choice e no Globo de Ouro. [Mikey] Madison se destacou no BAFTA e no Independent Spirit Awards, e ela lidera o filme que provavelmente ganhará o prêmio de melhor filme. E então há Torres, que estrela o filme brasileiro ‘Eu Ainda Estou Aqui’: vale a pena ser a última concorrente que as pessoas assistem, e ela está recebendo muitos votos dos membros da Academia que estão apenas agora conhecendo seu filme. Com as coisas tão próximas entre Moore e Madison, me pergunto se os eleitores não serão tentados a escolher Torres como uma alternativa de terceira via. Ainda assim, qualquer uma dessas mulheres pode vencer”, diz a matéria.
O jornal também aposta que “Ainda Estou Aqui” vai faturar a estatueta de melhor filme internacional, especialmente após as polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón, a protagonista de “Emilia Pérez”, principal corrente do longa brasileiro na categoria.
“Num dado momento, ‘Emilia Pérez’ tinha essa categoria completamente garantida. Mas com esse filme em dificuldades, é ‘Ainda estou aqui’ que está ganhando força no final entre os eleitores”, diz a publicação.
Como melhor filme, o “The New York Times” aposta em “Anora”, de Sean Baker, estrelado por Mikey Madison, e volta a destacar os prejuízos que “Emilia Pérez” por conta das polêmicas envolvendo sua artista principal.
Para o jornal, Adrien Brody será consagrado com a estatueta de melhor ator. A publicação destacou que o protagonista de “O brutalista” fez uma excelente campanha ao longos dos últimos meses.
“Brody vem colecionando prêmios ao longo de toda a temporada, embora seu reinado tenha sido interrompido no fim de semana passado, quando Chalamet conquistou uma vitória de última hora no SAG. No entanto, Chalamet enfrenta resistência de uma Academia que continua teimosamente relutante em reconhecer homens jovens: ninguém com menos de 30 anos jamais ganhou o Oscar de melhor ator, exceto o próprio Brody, que garantiu sua estatueta por “O Pianista” aos 29 anos. No domingo, ele adicionará um segundo Oscar à sua coleção”, opinou o NYT.
Já a revista Variety discorda do NYT, especialmente na categoria de melhor atriz. A publicação, que cobre cinema há mais de cem anos nos EUA, pontuou que, apesar de achar que Fernanda Torres merece o Oscar, Demi Moore é quem será premiada. Na mesma projeção, Mikey Madison também tem mais chances que a brasileira.
Por outro lado, a Variety e o NYT concordam que “Ainda Estou Aqui” será o vencedor de melhor filme internacional e “Anora” consagrado como melhor filme, mas a revista foi além e declarou que o longa brasileiro, dirigido por Walter Salles, é que merecia receber o principal prêmio da noite.