
Nova votação Mesa Diretora
Paloma Guimarães
Santana FM
O presidente da Câmara Municipal de Itaúna Márcio Gonçalves (PSL), o Marcinho Hakuna, convocou na tarde dessa segunda (10) os demais vereadores para uma nova votação, para a Mesa Diretora dos próximos dois anos. Essa nova votação acontece na tarde desta terça (11).
O Jornalismo da Santana FM entrou em contato com a Câmara Municipal de Itaúna e até às 9h15 desta terça nenhum vereador havia registrado sua chapa para a disputa. Já em contato por telefone com a vereadora Glaucia Santiago (PSB), fomos informados que ela estava em uma reunião e que no momento não poderia nos atender.
Já em contato por telefone com o vereador Hudson Bernades (PSC), fomos informados que ele irá manter a sua candidatura a Mesa Diretora e ainda informou que não haverá nenhuma alteração na composição da chapa. , permanecendo ele que é líder da base de governo na câmara como candidato à presidência, Antônio José de Faria Júnior ( Da Lua) (PSDB), vice-presidente; Lacimar Cezário da Silva , o (três) (PSL), secretário.
O comunicado desta nova votação que acontece na tarde desta terça (11) às 16h. foi feito pela assessoria de comunicação da Câmara Municipal no final da tarde dessa segunda, confira na integra:
“De acordo com o Ofício nº 268/2018 e com base no disposto no Art. 10 do Regimento Interno da Casa de Leis, o Presidente da Câmara Municipal de Itaúna – MG – Márcio Gonçalves Pinto – “Marcinho Hakuna” – convocou os demais edis para a Eleição da Mesa Diretora para o 2º Biênio da atual Legislatura, que será realizada em 11 de Dezembro de 2018, terça-feira, às 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal.”
No último dia 19 foi realizada eleição para presidência da Câmara, momento marcado por muito tumulto entre os vereadores. Nessa disputa haviam três chapas, e duas foram impugnadas. Houve vereador que pediu para retirar a sua chapa da disputa, mas não obteve sucesso em seu pedido. Até então a única chapa apta a receber os votos, a de Hudson Bernades, venceu com 8 votos. A confusão da câmara foi parar na justiça, os vereadores insatisfeitos com as situações adversas que aconteceram no decorrer da votação entraram com um pedido na justiça para anula-la. A justiça atendeu o pedido dos vereadores na tarde da última quarta (5). O juiz Alex Matoso Silva concedeu liminar suspendendo os efeitos da primeira eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaúna. Ele afirmou eram fortes os indícios de que não houve legalidade em muitos pontos da condução do processo eleitoral da Câmara.
As argumentações foram baseadas nas diversas irregularidades constatadas em todo o processo, como:
A convocação para a reunião se deu no mesmo dia em que a mesma ocorreu e não respeitou o prazo de 24h de antecedência;
A abertura da reunião não respeitou o regimento interno da Câmara, porque o Presidente iniciou os trabalhos e só depois determinou ao Secretário da Mesa a constatação da quantidade mínima obrigatória de membros presentes;
Houve impugnação das chapas 1 e 2 de forma unilateral pelo Presidente da Câmara, além da exclusão das mesmas da disputa do pleito. Segundo o processo, a ação configura abuso de poder e não há previsão legal ou regimental para isso.
Além disso, a chapa declarada eleita não alcançou a quantidade mínima de votos para isso, que seriam 9 votos, já que havia 17 presentes.