Novo deslizamento de rejeitos é registrado em Conceição do Pará

11/12/2024 | Centro-Oeste

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o risco de novo deslizamento continua – Foto @flVMaker

 

 

Subiu para 207 o número de pessoas que foram realocadas após deslizamento em pilha de rejeitos da mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, no último sábado 7/12.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros e a mineradora Jaguar Mining, já foram evacuados 120 imóveis. Os moradores foram levados para hotéis na região, e outros foram para casas de parentes.

 

Cinco residências, um galpão de fábrica de calçados e curral foram atingidos pelo deslizamento de rejeitos. Até o momento, foram resgatados 678 animais.

 

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Thales Gustavo de Oliveira, nesta quarta-feira 11/12, foi identificado um novo deslizamento na parte superior da pilha de rejeitos da mina.

 

“Contudo, esse deslizamento não gerou energia suficiente para movimentar o material que está na parte baixa em direção às residências que estão isoladas”, explicou o capitão Gustavo.

 

Cinco residências, um galpão de fábrica de calçados e curral foram atingidos

 

Nota da Mineradora 

 

Em nota, a Jaguar Mining informou que “foi detectada movimentação no topo da pilha, porém, os rejeitos deslocados se mantiveram no perímetro do deslizamento. Os georadares instalados na área emitiram alerta e as atividades de contenção foram paralisadas por segurança”.

 

Ainda segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, o risco de novo deslizamento continua em razão do tempo chuvoso na região. O monitoramento prossegue com a utilização de georadar (dois equipamentos em funcionamento e três em fase final de instalação) e de drones.

 

‘Reforçamos a informação de que a região permanece isolada e que as pessoas não devem retornar às suas residências até que seja retomada a condição de normalidade”, destacou o capitão Gustavo, do Corpo de Bombeiros.

 

 

 

📹 @flVMaker

 

📹 @flVMaker

 

 

Segundo os Bombeiros e a mineradora Jaguar já foram evacuados 120 imóveis – Foto Reprodução

 

 

 

 

Veja também