O Hospital Manoel Gonçalves recebeu a internação de mais 3 pacientes em 24 horas aumentando para 29 o número pacientes em tratamento, lotando os leitos voltados a infecção.
Pacientes transferidos
Dois pacientes de Itaúna receberam alta hospitalar nas ultimas horas e outros 4 pacientes precisaram ser transferidos para outros hospitais.
Além de Itaúna, o hospital atende pacientes da microregião de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema. Na segunda-feira eram 26 em recuperação.
60 casos positivos
Itaúna registrou 60 casos positivos de Covid-19 nas últimas horas, elevando o total de contaminados para 5.694 desde o incio da pandemia. Um total de 12 pessoas do município estão internadas com testagem positiva para a doença.
Ainda de acordo com o boletim dos hospital, dos 29 internados, 19 estão na ala de enfermaria e 10 no CTI Covid.
Casos ativos
O número de pessoas que estão sob tratamento ou em recuperação por contrair a Covid segue elevado. nesta terça 236 itaunenses estão com casos ativos.
81 vidas perdidas
Mais uma morte por complicações com a Covid-19 foi registrada em Itaúna nesta segunda-feira, 08/03. Ao todo, são 81 mortes causadas pela doença na cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é um homem de 66 anos, que tinha histórico de doenças crônicas prévias. Ele faleceu no sábado, 06/03.
Próximos vacinados
A Secretaria de Saúde informou, no sábado 06/03, que os idosos acima de 85 anos, próximo público-alvo da imunização, vão receber a aplicação de 400 doses na quinta-feira, 11/03, na área externa da nova prefeitura, no Boulevard Lago Sul, de 8h as 12h.
A vacinação será feita através de sistema drive-thru e também para idosos que estiverem a pé. É necessária a apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço (não precisa de xerox, apenas os originais). Os idosos que tiverem o cartão de vacinação é recomendado que este documento também seja apresentado no momento da imunização.
Idosos acima de 85 anos acamados ou domiciliados serão vacinados no decorrer da semana, em residência.
Risco de Onda Roxa
Itaúna e outras cidades da região poderão aderir a recém-criada onda roxa do Programa Minas Consciente, que traz entre as regras toque de recolher e lockdown.
Segundo a Prefeitura de Itaúna, haverá nesta terça 09/03, às 16h, uma reunião com todos os secretários de saúde da Região Centro-Oeste para uma definição sobre a adesão a Onda Roxa.
“Novidades no fim do dia ou amanhã pela manhã” afirmou ao Jornalismo da Santana FM.
As regras para as cidades que estiverem na onda roxa incluem toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana; a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.
Nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.
Responsabilidade
A determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 pelo fechamento nas regiões inseridas na onda roxa do plano Minas Consciente tem como objetivo evitar o colapso do sistema de Saúde no estado e garantir que não falte assistência médica a nenhum mineiro.
Diferentemente da adesão opcional das prefeituras ao plano nas demais ondas, na fase roxa o caráter impositivo se deve ao risco de saturação e à necessidade de restabelecer a capacidade de assistência hospitalar nas duas macrorregiões para não comprometer a rede assistencial em todo o estado.
Em alguns municípios mineiros já foi necessária a transferência de pacientes para outras regiões, o que afeta o atendimento no estado de uma forma geral.
O que pode funciona na Onda Roxa?
Nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.
https://www.facebook.com/santanafmitauna/posts/4520412394641898
Itaúna estuda aderir à onda roxa; diversos setores podem ser afetados
Minas tem mais duas mortes de bebês por Covid, e total vai a 13