Número de mortos chega a 40 no Litoral de SP

20/02/2023 | Brasil

A região sul de Ilhabela, em São Paulo, entra em estado de atenção – Foto Divulgação/Prefeitura

 

 

Equipes de resgate continuam, nesta segunda-feira (20), a busca por sobreviventes após o forte temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana – 40 pessoas morreram .

 

Além das mortes, ao menos 40 pessoas estavam desaparecidas, sendo 36 na Vila do Sahy e outras quatro em Juquehy.

 

Em São Sebastião, fortemente afetada pelas chuvas, os corpos de 11 dos mortos na cidade foram levados para o Instituto Médico Legal. Ao menos quatro das vítimas são crianças. O trabalho de identificação deve ser feito nesta segunda, assim como o transporte dos demais corpos.

 

Na costa sul do município, onde a situação é crítica, moradores ficaram ilhados e aguardam a chegada de doações e atendimento médico. O volume de chuva na cidade foi de 627 milímetros, o dobro esperado para o mês.

 

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva entre sábado e domingo superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.

 

As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios. Apenas a Tamoios foi totalmente liberada, por volta das 21h30.

 

Lula e Tarcísio falam em união para recuperar litoral de SP

 

Lula e Tarcísio deram um abraço durante entrevista coletiva – Foto Ricardo Stuckert/PR

 

 

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniram nesta segunda-feira (20) em São Sebastião, cidade do litoral norte paulista mais afetada pelas fortes chuvas do domingo (19). Depois, lado a lado, os dois falaram em união, trabalho compartilhado e superação de divergências para recuperar as cidades afetadas.

 

Tarcísio foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, rival do presidente Lula nas eleições de 2022. Quando Tarcísio ganhou a eleição para o governo estadual, o candidato apoiado por Lula era o petista Fernando Haddad.

 

Após os ataques golpistas em 8 de janeiro, Lula e Tarcísio já haviam, em uma reunião do presidente com governadores em Brasília, manifestado afinidades em comum ao defender a democracia.

 

Agora, tiveram também discurso alinhado em prol do litoral norte paulista

 

Por G1 

 

 

 

 

 

Veja também